quarta-feira, 12 de maio de 2010

Belo Horizonte promove a Festa Italiana 2010

No dia 30 de maio a Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais – ACIBRA-MG, realiza a quarta edição da Festa Tradicional Italiana, um dos eventos de rua de maior sucesso e público de Belo Horizonte. Este ano a festa vai ocupar dois quarteirões da Avenida Getúlio Vargas, na Savassi – entre Professor Morais e Paraíba, de meio dia às 10 horas da noite.

A Festa Tradicional Italiana, considerada a segunda maior festa do mundo em comemoração ao dia da República Italiana (só perde para a própria Itália), tem o papel decisivo de estimular e desenvolver atividades culturais que culminem no fortalecimento da integração entre brasileiros, italianos e ítalo-descendentes. Integração que resgata e incentiva a cultura e tradição daquele país. Belo Horizonte é um município que tem, em grande parte de sua arquitetura do início do século, as mãos de italianos. A percepção dessa presença expressiva de italianos na capital mineira favorece as comemorações do dia da República da Itália, a data mais importante do calendário italiano, que é o motivo principal deste evento.

História
A imigração italiana em Minas Gerais teve início a partir de finais do século XIX e durou menos de dez anos, mas foi o suficiente para trazer cerca de setenta mil italianos para o estado. Eles começaram a chegar na década de 1880. Vieram das Regiões da Emilia-Romagna, Veneto, Calabria e Campania. Se estabeleceram principalmente em Juiz de Fora e São João del Rei para trabalhar nas colheitas de café e depois se espalharam por outras cidades. Mais de mil italianos e filhos de italianos trabalharam na construção da estrada de ferro Vale do Rio Doce e na edificação da cidade de Belo Horizonte. Enquanto erguiam a nova capital mineira, criaram, nos arredores da nova cidade, três colônias agrícolas: Barreiro, Carlos Prates e Américo Werneck. Ali foram assentadas famílias italianas, com o intuito de trabalharem na agricultura para abastecer a cidade com alimentos. Com o crescimento de Belo Horizonte, essas colônias foram engolidas e urbanizadas. Os italianos passaram, então, a se dedicar, principalmente à fabricação de tijolos. Foi uma história de fé, amor, sofrimento, trabalho e vitórias. Minas Gerais recebeu o terceiro maior contingente de italianos no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul.
Atrações:
Com público estimado em 22 mil pessoas no ano passado, a expectativa é que em 2010 cerca de trinta mil pessoas compareçam à quarta edição do evento. E para distrair um público tão grande e diversificado durante 10 horas de evento, haverá barracas vendendo comidas, bebidas e especialidades típicas da culinária tradicional italiana, além de barracas expondo os trabalhos desenvolvidos pelas associações italianas presentes no Estado. E não poderia faltar também música italiana para todos os gostos. A programação é a seguinte:

12h – Show Italia Mia – Sônia Gargiulo;

13h – Dança Folclórica – Grupo Tarantolato – Juiz de Fora;

13h30 – Show Brasilitália – una storia d´amore – Vânia Cardoso;

14h30 – Dança Folclórica da Região do Veneto – Grupo Folclórico La Sereníssima;

15h – Abertura Oficial – Hinos Nacionais do Brasil e Itália – Banda de Música da Aeronáutica;

16h – Show do cantor italiano Sergio di Napoli;

17h - Dança Folclórica – Grupo Tarantolato – Juiz de Fora – 2ª apresentação;

18h – Espetáculo Il Grande Circo – Paola Giannini;

20h - Dança Folclórica da Região do Veneto – Grupo Folclórico La Sereníssima – 2ª apresentação;

20h30 - Show Elvis Presley canta a Itália – Guilly Castro – cover do Elvis Presley apresenta versões de músicas italianas que se transformaram em grandes sucessos na voz do rei do rock.

A programação ainda inclui atividades infantis, palestra para crianças sobre o trânsito, apresentação de cães adestrados, o mascote foguinho, o caminhão La France entre outras atrações.
Serviço:

IV Festa Tradicional Italiana
Data: 30/05/2010 – domingo
Horário: 12h às 22h – Avenida Getúlio Vargas – entre Professor Morais e Paraíba
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
contato@acibramg.com.br acibramg@gmail.com 

http://www.oriundi.net/

Nenhum comentário: