terça-feira, 4 de maio de 2010

Prêmio Nobel da Paz para a Internet



Varese, Ansa  - O presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Gianfranco Fini, anunciou que aderiu à campanha para que a Internet seja indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2010.

"Estou convencido que o Nobel da Paz deve ser atribuído à Internet e por isto aderi ao comitê quelançou a proposta", disse o parlamentar em discurso a estudantes de Ciência da Comunicação da Universidade de Insúbria, na província de Varese.

"A Internet dá ao o público, mais que qualquer outro meio, a possibilidade de trocar informações. Não por acaso as ditaduras tentam limitá-la", destacou, citando a China e o Irã.

A iniciativa de propor a Internet à premiação teria surgido de uma revista italiana, a Wired, a partir da crença de que a rede tem a capacidade de amenizar os conflitos e propagar a democracia.

"As novas tecnologias oferecem grandes oportunidades. A liberdade faz a democracia crescer e não há dúvida de que não se pode prescindir da internet", observou Fini.

"Somos um país estranho, onde se debate sobre igualdade de condições sem perceber que há outros meios de informação, como a Internet. Para os novos meios, há um atraso legislativo", comentou o parlamentar.

Para ele, "a missão da política é olhar para frente e não pelo espelho retrovisor, como acontece muitas vezes. A política deve olhar para o futuro e compreender qye os jovens de hoje se informam mediante a rede, e não só por jornais e pela televisão".

O manifesto de apoio à iniciativa pode ser acessado pelo endereço http://www.internetforpeace.org/manifesto.cfm.
 

Nenhum comentário: