quarta-feira, 30 de junho de 2010

O novo passaporte italiano

É hora de se despedir do velho passaporte, com a chegada do novo documento de última geração, que terá impressões digitais e assinatura eletrônica.

A partir de ontem (29), todos os órgãos habilitados, na Itália como no exterior, emitirão o novo modelo de passaporte. De fato, em 25 de junho passado, expirou a prorrogação concedida pela União Europeia, para que a Itália implementasse as novas regras previstas pelo regulamento europeu.

O que é que muda para os cidadãos? Para todos aqueles que solicitarão o novo passaporte eletrônico, exceto para os menores de 12 anos, o passaporte antigo será substituído pelo novo modelo unificado de 48 páginas, com a validade de 10 anos, a um custo de € 42,50.

Nos novos documentos de viagem está prevista a inclusão da foto, da assinatura digitalizada e também das impressões digitais (dos dois dedos indicadores), que só poderão ser tiradas nos escritórios da polícia federal e delegacias. Para os menores de 14 anos, no passaporte constarão os dados dos pais.

Os passaportes antigos ainda válidos ainda poderão ser usados até a data de sua expiração. Mas para aqueles que precisam renovar o documento, o velho passaporte de 32 páginas será aposentado.

Também será possível solicitar um passaporte temporário, com a validade máxima de 12 meses, ao custo de € 5,20: trata-se de um documento de viagem de emergência de apenas 16 páginas, que será emitido quando da impossibilidade temporária de obter as impressões digitais. Tal documento terá as características de segurança simplificadas e não conterá o microprocessador dos novos passaportes.
A era do passaporte eletrônico começou há um ano em Grosseto e Potenza e, a partir de hoje (29), todas as delegacias de polícia da Itália estarão habilitadas para emitir o passaporte biométrico.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: