domingo, 23 de janeiro de 2011

Itália, um país envelhecido e com problemas

Roma - Um país envelhecido, com problemas econômicos crescentes, onde um número considerável de jovens não estuda e nem trabalha, e no qual as diferenças entre as regiões do norte e do sul parecem cada vez mais acentuadas. Este é o retrato da Itália, segundo relatório recente apresentado pelo Instituto Nacional de Estadísticas (Istat).

"Em 1º de janeiro de 2010, havia no país 144 idosos para cada 100 jovens. Na Europa, só a Alemanha apresenta um índice tão evidente de envelhecimento", diz o relatório intitulado "Nós, Itália: 100 estatísticas para entender o país em que vivemos".

Isto é explicado pela baixa natalidade e também pela alta expectativa de vida dos italianos. Segundo o Istat, "a vida média de um italiano é de 84,1 anos para as mulheres e de quase 78,9 anos para os homens, um dos valores mais elevados da União Europeia".

Além disso, os dados estatísticos, que se referem a 2009, também revelam que 21,2% dos italianos entre 15 e 29 anos (pouco mais de 2 milhões de pessoas) estão fora da escola e do mercado de trabalho, o que representa "a maior porcentagem ao nível europeu".

Quanto ao índice de pobreza, o citado instituto estima que "4,7% das famílias, o equivalente a um total de 3,1% dos indivíduos, estão em uma situação de pobreza absoluta", enquanto "as famílias em condições de pobreza relativa representam 10,8% dos residentes, ou seja, cerca de 7,8 milhões de pessoas". Os dados sobre a pobreza também revelam as diferenças marcantes entre as regiões da Itália.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: