quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curso ensina a ser um explorador

Turim - Aprender a se perder e a se encontrar em todos os cantos do planeta. Para se tornar um explorador, existe um curso que ensina a se orientar sem bússola, mapas e tecnologias. Basta um fim de semana para conhecer as estrelas, as localizações geográficas e para restabelecer um vínculo com a terra, sob a orientação de Franco Michieli, geógrafo e explorador, que há mais de 20 anos explora terras selvagens pelos quatro cantos do planeta.

Durante o curso você aprende a superar o medo de se perder e a entender onde está, onde pode ir e como reagir frente a situações desconhecidas colocando em jogo sua própria personalidade. O curso ensina a enfrentar excursões, trekking e aventuras na montanha, na selva, nos desertos e também nas "selvas urbanas", mas principalmente a reagir corretamente em condições difíceis.

As aulas são teóricas e práticas: como andar, como descobrir e manter os ritmos certos, vários truques para nunca estar despreparado e principalmente aprender a observar o entorno.

O curso tem a duração de três dias, de sexta-feira a domingo, e começa com uma aula introdutória sobre a forma de "ler" o céu e a terra. As aulas também incluem a observação e a "escuta" da paisagem, e os segredos da orientação ligados ao conceito do mapa mental. Durante três dias aprendemos a caminhar ao longo de estradas e trilhas, a desenhar e ler mapas. Os participantes também serão submetidos a testes de memória.

Franco Michieli, que em sua bagagem de explorador tem longos itinerários a pé no Ártico e nos Andes, sempre viajou sem GPS, rádio-transmissor, mapas, bússola, relógio e naturalmente sem celular.

Os cursos começam em maio (o primeiro dos dias 12 a 15) e se realizarão na Casa do Movimento Lento em Roppolo (província de Biella, região do Piemonte), a 100 km de Milão e a 60 de Turim.

À história das explorações também é dedicado um curso na Universidade de Parma (Storia delle Geografia e delle Esplorazioni) junto ao Departamento da Formação e do Território. As aulas são ministradas pela professora Luisa Rossi, membro da Associação dos Geógrafos Italianos (Agei), do Centro Italiano para os Estudos Histórico-Geográficos (Cisge) e da Société de Géographie (SG) de Paris.

www.ansa.it/www.italianos.it

Nenhum comentário: