sexta-feira, 1 de abril de 2011

O pianista e compositor Turi Collura lança novo CD dedicado a Noel Rosa


INAS
Sempre repassando informações de interesse da comunidade italiana.

** Hoje estamos repassando um convite e ajudando a divulgar o lançamento do novo CD de Turi Collura, pianista italiano.

(email enviado pelo próprio músico)

Abraços a todos.

O pianista e compositor Turi Collura lança novo CD dedicado a Noel Rosa


O pianista italiano (na verdade já ítalo-brasileiro) Turi Collura lança seu novo trabalho. Deixa de lado, desta vez,os virtuosismos jazzísticos para se dedicar ao "Poeta da Vila" de quem se diz grande admirador e apaixonado.

"Em 2002 cheguei no Brasil, e logo participei fascinado, como observador, de algumas rodas de samba onde, de vez em quando, alguma música chamava particularmente a minha atenção. Lá ia eu, pedindo informações, e a resposta era sempre a mesma: tratava-se de uma composição de um certo Noel Rosa. ...Foi assim que o conheci".

O disco, patrocinado - pelo menos em parte, observa Turi - pela Lei Vila Velha Cultura e Arte, ganhou já algumas boas colocações,junto à crítica, e se prepara para ganhar uma distribuição a nível nacional.

Destacamos aqui as palavras do crítico musical Rogério Coimbra, que ouviu de antemão o disco:

"Genuína e legítima homenagem de Turi Collura ao amado e venerado poeta da Vila. O italiano rende na verdade um tributo à alma do povo brasileiro que por certo o bem acolheu nesta paisagem tropical. [...] Com esmerada produção, direção e arranjos de Paulo Malaguti Pauleira, Turi deixa de lado sua virtuose pianística para sentar-se à mesa de um botequim, ao lado de sua companheira Neusinha Escorel, cuja participação vocal, através de um delicado timbre, nos remete a uma atmosfera belle époque bem típica de cem anos atrás, quando nasceu o cronista do samba.

Há participações especiais como a do excelente grupo Arranco de Varsóvia num samba- rap- maxixado, o “Seja Breve”, a do competente João Schmid em “Cem Mil Réis”, e a bem humorada interpretação de Marcello Escorel em “Tarzan”, essas duas compostas com Vadico".

"Conversa na Vila" propõe a releitura de algumas músicas de Noel, "em chave moderna - diz o pianista - mas sem descaracterizar o samba.
Aqui e ali quis trazer algumas interferências estilísticas". Afinal, segundo Turi, o mesmo Noel afirmou ter-se dedicado ao samba porque era o gênero de sua época, e que foi uma escolha meditada. Diga-se, também, que o que chamamos de samba, passou por inúmeras transformações, desde o início do século XX".

Além do novo disco, Turi indaga Noel com uma dissertação de mestrado em andamento. "Se por acaso existisse uma doença chamada “noelite”

- diz o pianista - eu saberia do que estou sendo tomado. Ô, coisa boa!"
O disco apresenta 10 faixas, 9 das quais cantadas, em solo, duo ou com os back vocals do Arranco de Varsóvia. Turi deixou para si a música "Último desejo", escrita por Noel pouco antes de morrer. Segundo o crítico Coimbra, "É justo que num espírito melancólico tão igual criada pelo poeta, Collura expresse sua devoção, numa interpretação capaz de bem traduzir uma separação de amor, uma despedida, bem ao estilo de Noel. “ Conversa Na Vila”, é papo firme".

(Texto: Neusinha Escorel)

Turi Collura . :
(27) 8805-0003 / 3235-1921


Informativo INAS Vitória

Nenhum comentário: