terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 de fevereiro - Dia dos namorados na Itália

Se no Brasil existe uma certa agitação antes do dia 12 de junho, aqui na Italia não é para menos. O dia dos namorados italiano na verdade se chama “giorno di San Valentino” e é comemorado 14 de fevereiro. Em geral, todos os restaurantes românticos da cidade ficam lotados, inclusive existem cardápios especiais para a data que incluem ingredientes “afrodisíacos”.

Muita gente hoje diz que se trata apenas de uma data comercial. Na verdade a Igreja Católica adicionou esta comemoração ao calendário para substituir uma festa pagã da fertilidade. A intenção era lançar uma mensagem de amor para os apaixonados.

Basilica di San Valentino
Uma dica interessante para os turistas pode ser a visita a Basilica di San Valentino, que é um dos monumentos religiosos da cidade de Terni (Umbria).

Os restos do mártir San Valentino foram enterrados em uma colina em Terni. Posteriormente seria construída ali a Basilica di San Valentino no IV século. Atualmente as relíquias do santo stão expostas na igreja, onde em uma estátua de prata está escrito “San Valentino patrono dell’amore”.

O programa turístico pode continuar em Vico del Gargano (provincia di Foggia) onde diz a lenda existe uma poção do amor a base de laranja capaz de fazer cair de amores quem toma apenas alguns goles.

E para terminar, uma visitinha ao Vicolo del Bacio, que tem 30 metros de altura e não mais do que 50 cm de largura, onde os casais devem passar grudadinhos pela estreita passagem.

Extraído do http://www.brasilnaitalia.net
Imagem arquivo virtual Google

Nenhum comentário: