quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

PIB da Itália recua 0,7% no 4º trimestre de 2011

Do G1 com agências internacionais - Itália, afetada pela crise da dívida, entrou em recessão técnica no fim de 2011, quando o Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou uma queda de 0,7% no quarto trimestre, após a baixa de 0,2% no trimestre anterior, segundo estimativas divulgadas pelo Instituto Italiano de Estatísticas (ISTAT) nesta quarta-feira (15). Em relação ao quarto trimestre de 2010, a baixa foi de 0,5%.

A recessão técnica é definida pelos economistas como dois trimestres consecutivos de queda no PIB – dois períodos em que a soma das riquezas produzidas pelo país fica menor do que nos três meses anteriores.

No conjunto de 2011, a Itália, que adotou um drástico plano de ajuste no fim do ano, registrou um crescimento de 0,4%, segundo as primeiras estimativas do Istat.

As previsões do instituto para 2012 indicam que, se não ocorrer nenhuma variação conjuntural, o PIB se contrairá 0,6%. As estimativas do governo eram de contração em 2012 de 0,4 %.

O retrocesso no quarto trimestre foi superior ao previsto pelos economistas, que apostavam em uma queda de 0,4% do PIB, segundo a agência Dow Jones Newswire. Já para os analistas da agência de notícias Reuters, a queda ficaria em 0,5%.

Contra a crise pela qual passa o país, o Senado italiano aprovou no final de 2011 um plano de ajuste orçamentário de cerca de 30 bilhões de euros elaborado pelo primeiro-ministro, Mario Monti. O severo pacote de austeridade obteve no Senado 257 votos a favor e 41 contra.

O pacote de austeridade prevê redução de gastos públicos, elevação de impostos e reformas previdenciárias. Esta é a primeira reforma promovida pelo governo tecnocrata italiano desde que chegou ao poder, em novembro.

Em meados deste ano, o colapso na confiança dos investidores em relação à Itália causou a queda de Berlusconi, colocou o país no epicentro da crise do euro e levou seus custos de endividamento para níveis insustentáveis nos mercados de bônus.

Pela Europa
Nesta quarta-feira, também foi conhecido o PIB da Alemanha. A economia encolheu 0,2% no último trimestre de 2011 frente aos três meses anteriores, de acordo com o Escritório Federal de Estatística (Destatis).

A contração, que fora prevista por analistas de todos os institutos de estudos econômicos, foi menor que o esperado, assinalaram os técnicos do Destatis.

Ainda no mesmo dia, foi divulgado o desempenho da economia francesa, que cresceu 1,7% em 2011. No quarto trimestre, alta foi mais moderada, de 0,2%.

Na sequência de divulgações do PIB, está o da zona do euro, que registrou contração de 0,3% no último trimestre de 2011 e um crescimento de 1,5% no cojunto do ano passado, segundo as estimativas divulgadas nesta quarta-feira (15).

No terceiro trimestre de 2011 a economia da zona do euro, formada pelos 17 países que adotaram o euro, cresceu 0,1%, segundo a agência oficial de estatísticas europeia Eurostat.


Nenhum comentário: