quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Em Marostica, um jogo de xadrez "humano"

Marostica - Colocar os pés em Marostica é como mergulhar em outra dimensão. A praça do Castello da Basso é um imenso tabuleiro de xadrez e o horizonte, olhando para o castelo, é definido pelas antigas muralhas. 

      O tabuleiro não é uma ilusão de ótica: é real e a cada dois anos ganha vida para um jogo de xadrez "humano", com figurantes a cavalo vestidos de bispo "manipulados" como as peças tradicionais do jogo.

      O evento se renova anualmente e ocorreu dos dias 7 a 9 de setembro. É uma reevocação de um lendário desafio de xadrez ocorrido em 1454. Armas e amor são os dois protagonistas. 

      Segundo a tradição, Rinaldo D'Angarano e Vieri da Vallonara se apaixonaram perdidamente por uma das filhas do castelão de Marostica e se desafiaram para um duelo. O pai da moça pretendida se opôs ao embate e decidiu que Lionora se casaria com o homem que vencesse um jogo de xadrez. Ao derrotado ele daria como prêmio "de consolação" a outra filha.

      Desde 1954 o duelo se repete e a cidade, a cada dois anos, volta no tempo em todos os detalhes e revive alguns dos melhores jogos de xadrez da história. Mais de 550 figurantes participam do espetáculo por cerca de duas horas de diversão e suspense. 

      Há 200 voluntários de apoio, enquanto músicos, espadachins, malabaristas e cuspidores de fogo são o pano de fundo do evento. A lotação de público é de 4 mil pessoas nas arquibancadas, com assentos numerados.

      Marostica se situa na província de Vicenza (Veneto) e vale muito a pena conhecer suas belezas, que além de tudo detém o IGP (Indicação Geográfica Protegida) pela sua variedade de cerejas.

www.italianos.it

Nenhum comentário: