quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Brasil marca presença no “Salone del Gusto/Terra Madre”, que começa no dia 25 em Turim

alt

A cozinha de Roberta Sudbrack, o aguardente biológico mineiro, o mel produzido pelos indígenas Sateré-Mawé e os queijos feitos com leite cru são algumas das novidades brasileiras na feira de alimentos promovida pelo Slow Food 

A cachaça biológica de Divinópolis (MG),  o mel de abelhas sem ferrão produzido pelos indígenas Sateré- Mawé do Amazonas (inventores da cultura do guaraná), os queijos do Brasil feitos com leite cru, o Licuri da Bahia e os novos sabores da cozinha de Roberta Sudbrack (foto). Estas são as principais novidades do Brasil que serão exibidos, entre os dias 25 e 29 de outubro, no “Salone del Gusto” em Turim. A manifestação de relevância mundial agregará neste ano o Terra Madre num evento único, cuja edição tem como slogan “Alimentos que transformam o mundo”.

Alguns dos participantes brasileiros estarão presentes na área do mercado dedicada à  América Latina, onde estarão concentrados cerca de 200 agricultores e produtores artesanais de 23 países latinos americanos, entre os quais, além do Brasil, México, Guatemala, Uruguai, Venezuela, Jamaica, Guiana, Barbados.

No ciclo de conferências estão previsto quatro temas relacionados com o  Brasil: “Leite cru nos trópicos: um desafio”, “História da Fortaleza do Licuri da Bahia”, “Basta  com a devastação das florestas!” e “O bem estar animal: uma proteção também para os produtores e consumidores”. Na penúltima, programada para o dia 25 de outubro, o representante do povo Sateré-Mawé, Obadias Batista, falará sobre o Projeto Guaraná, hoje uma das Fortalezas Slow Food. Na última, será a vez do professor da Universidade de São Paulo, Mateus Paranhos da Costa, abordar, sobretudo, como o bom manejo dos animais pode influenciar no consumo humano.

No encontro “Tavola America Latina: Terra Madre incontra l’Italia”, uma  homenagem especial que o “Salone del Gusto” dedica às duas Américas, o Brasil será representado pela chef gaúcha Roberta Sudbrack, proprietária de um restaurante no Rio de Janeiro que está entre os 100 melhores do mundo. Roberta e mais quatro renomados cozinheiros latinos americanos - Carlos Garcia (Venezuela), Matias Perdomo (Uruguaii), Gastão Acurio (Peru) e Enrique Olvera (México) mostrarão seus talentos na preparação de um jantar, que será coordenado por Massimo Bottura, chef italiano que atua em Modena.
“Salone del Gusto/Terra Madre”

Quando: de 25 a 29 de outubro
Local: Feira de Exposições Lingotto (via Nizza 294),
Horário de abertura: das 11h00  às 23h00. Na segunda-feira (29), a feira encerra às 20h00.


www.agoranoticias.net

Nenhum comentário: