quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Recordando o naufrágio do navio Principessa Mafalda


O naufrágio do navio Principessa Mafalda, que zarpou em 11 de outubro de 1927 do porto de Genova com 1.264 passageiros a bordo, afundou por uma avaria da hélice em 25 de outubro de 1927, a 80 milhas da costa do Brasil, matando quase todos os emigrantes italianos.

      O episódio será lembrado no próximo dia 25 na Galata Museu do Mar de Genova.

      O naufrágio - com um número de mortos 10 vezes maior do que o do Andrea Doria - será revivido com a exibição de um documentário vindo de Buenos Aires, com entrevistas aos sobreviventes, entre os quais o futuro rei do Pandoro, Ruggero Bauli, e imagens inéditas da tragédia.


      O Principessa Mafalda, de médio porte, que fazia a travessia do Oceano Atlântico de Genova para Buenos Aires, com escalas no Rio de Janeiro e Santos, por muitos anos foi o melhor navio nessa rota.

      Construído nos estaleiros de Riva Trigoso, sob encomenda do Lloyd Italiano (companhia de navegação), o navio foi famoso por suas produções luxuosas e por ter, pela primeira vez na história da navegação, um salão de festas estendido verticalmente nos dois convés.


      O navio que partiu de Genova sob o comando do capitão Simone Gulì,quando afundou estava a cerca de 80 milhas ao largo da costa do Brasil, entre Salvador e o Rio de Janeiro. Eram 17h15 quando se ouviu um forte estrondo: o eixo da hélice esquerda quebrou e cortou o casco. 


www.ansa.it/www.italianos.it
 

Nenhum comentário: