terça-feira, 16 de outubro de 2012

Hospital italiano em São Paulo se transformará em hotel


Hospital Matarazzo

Por Oliviero Pluviano  - São Paulo -  O Hospital Umberto I de São Paulo, a maior cidade "italiana" do mundo, com seis milhões de habitantes dessa origem, fecha definitivamente suas portas para se transformar em dois hotéis de luxo, um centro comercial, um centro cultural e um parque público.

      O hospital foi fundado em 1904 por Francesco Matarazzo, imigrante da Campania (sul da Itália), que, do nada, criou as primeiras indústrias do Brasil.

      Desta forma termina uma epopeia de 108 anos: na maternidade "Hospital Matarazzo", como era conhecido, nasceram alguns dos principais expoentes da política e da cultura de São Paulo. Ele se localiza perto da famosa Avenida Paulista, em pleno centro da megalópole de 20 milhões de habitantes.

      Um tribunal em São Paulo concluiu o processo civil que impedia novas construções no lugar do antigo hospital, imenso, mas com apenas dois andares, com uma arquitetura típica do norte da Itália.

      Desde 1986 ele estava entre os bens históricos da cidade, mas em 1993 foi desativado por conta da quantidade de dívidas acumuladas. Em 1997 foi ocupado pelos "sem-teto" brasileiros.

      Os moradores locais foram contra a construção de um centro comercial, apelando para a tutela cultural, mas agora jogaram a toalha. 


www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google 
 

Nenhum comentário: