terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A maior "Moka" do mundo




moka gigante13.jpg      Rimini - Oitenta anos após a sua concepção, chega à Sigep da Feira Internacional de Rimini, dedicada à confeitaria, produtos de forno e sorvete artesanal, a maior cafeteira ainda em funcionamento no mundo, com o objetivo de superar em 10 vezes o recorde anterior, com seus mais de mil cafezinhos distribuídos em poucos minutos.

      Foi em 1933 que Alfonso Bialetti projetou este objeto de design industrial (exposto no Triennale Design Museum de Milão e no MoMa de Nova York) e que acabou se transformando em símbolo do café italiano.

      Ontem (20) na Sigep uma enorme moka construída fielmente sobre o famoso desenho de Bialetti, atraiu a curiosidade dos visitantes.

      Criada por dois friulanos, Santo Toffoli e Pietro Zanelli, a máquina de fazer café tem 102 cm de altura, é feita de aço inoxidável e antes de ser acionada pesa 125 kg. Dentro da caldeira há 48 litros de água e no filtro de metal cabem 3,5 kg de café. É um exemplar único, que aguarda a homologação para entrar no Livro Guiness dos Recordes. 


www.ansa.it/www.italianos.it
 

Nenhum comentário: