sexta-feira, 1 de março de 2013

Centro-esquerda italiana descarta coalizão com Berlusconi, diz jornal

MILÃO, 1 Mar (Reuters) - A centro-esquerda italiana não vai formar qualquer coalizão com o grupo de centro-direita de Silvio Berlusconi, após as inconclusivas eleições parlamentares do início desta semana, disse o líder esquerdista Pier Luigi Bersani em entrevista publicada nesta sexta-feira.

"Eu quero soletrar claramente: a ideia de uma grande coalizão não existe e nunca vai existir", disse Bersani ao jornal La Repubblica.

Uma grande parcela de voto de protesto na eleição de 24 e 25 fevereiro resultou num Parlamento em que nenhum grupo tem maioria viável para formar um governo, e em que o Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo, tem presença decisiva.

A coalizão de centro-esquerda tem maioria na Câmara, mas não no Senado.

Bersani disse que iria apresentar uma agenda de 7 a 8 pontos quando for convocado para consultas pelo presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que terá a tarefa de formar o novo governo.

Ele disse que apresentaria-se como candidato a primeiro-ministro.

Quando perguntado se seria um governo de minoria, Bersani disse: "chame do que quiser. Para mim, é um governo de mudança".

Bersani não respondeu diretamente a perguntas sobre o papel do Movimento 5 Estrelas, que no passado descartou formar alianças com os partidos tradicionais da Itália.

(Reportagem de Stephen Jewkes)

Nenhum comentário: