quarta-feira, 19 de março de 2014

Silvio Berlusconi perde título de Cavaliere

Decisão foi tomada por conta de sua condenação por fraude fiscal

  Condenação por fraude fiscal continua causando problemas para Berlusconi (foto: ANSA)
Condenação por fraude fiscal continua causando problemas para Berlusconi (foto: ANSA)
 
Roma  - Durante muito tempo, o ex-premier da Itália Silvio Berlusconi foi tratado como "Cavaliere". A palavra vem de uma condecoração recebida por ele em 1977, quando o presidente da República Giovanni Leone o nomeou como Cavalheiro do Trabalho, honraria dada aos italianos que se destacam em áreas como agricultura, indústria e comércio. Mas a partir de agora o ex-primeiro-ministro não pode mais ser chamado assim.
 
A Federação Nacional dos Cavalheiros do Trabalho decidiu nesta quarta-feira (19) cassar o título, após o político e empresário ter sido condenado definitivamente em agosto do ano passado por fraude fiscal. Um pouco antes de ser anunciada a decisão, o próprio Berlusconi já havia enviado uma carta para a entidade abdicando da condecoração.

Logo depois da confirmação da sentença, que levou também à cassação do seu mandato de senador no final de 2013, alguns partidos, como o Movimento 5 Estrelas (M5S), do comediante Beppe Grillo, cobraram a suspensão do título. Contudo, segundo a federação, a análise do caso do agora ex-Cavaliere começou "muito antes das primeiras solicitações e polêmicas levantadas pela imprensa".

No processo Mediaset, nome do seu conglomerado de mídia, o ex-premier foi condenado por fraude fiscal na compra e venda de direitos televisivos a quatro anos e prisão e dois anos de afastamento de cargos públicos. Posteriormente, o período de detenção foi reduzido a apenas um ano, e a Corte Suprema ainda vai decidir se a pena será transformada em serviços sociais.

Além dessa sentença, Berlusconi ainda responde a processos por corrupção, compra e venda de votos no Parlamento, prostituição de menores e abuso de poder. (ANSA)


www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: