sexta-feira, 23 de maio de 2014

Sophia Loren lança curta do filho em Cannes e recebe homenagem

Da EFE

A atriz italiana Sophia Loren segura uma câmera ao lado dos fotógrafos na edição 67 do Festival de Cannes (Foto: Bertrand Langlois/AFP)
A atriz italiana Sophia Loren apareceu no Festival de Cannes, na França, onde apresentou um curta-metragem. Ela recebeu uma pequena homenagem e demonstrou que continua sendo uma personalidade. Sophia falou com jornalistas, nesta terça e quarta (21), e posou para fotos ao lançar o filme "La voce umana", de seu filho Edoardo Ponti.

Perto de completar 80 anos – ela faz aniversário em 20 de setembro –, Sophia Loren se mostrou cheia de energia em Cannes, onde é a convidada de honra da 67ª edição na seção Cannes Classics. A participação celebra os 50 anos de um de seus filmes mais emblemáticos, "Matrimonio all'italiana", de Vittorio de Sica, que tem ainda Marcello Mastroianni. Um filme que a atriz tem "verdadeiramente no coração", segundo afirmou em francês depois de o delegado-geral de Cannes, Thierry Frémaux, dizer que podia se expressar em italiano e ser traduzida em francês por seu filho Edoardo.
20/05 – A atriz italiana Sophia Loren chega à première do filme ‘Deux jours, une nuit’ no 67º Festival de Cannes (Foto: AFP Photo/Loic Venance)A italiana Sophia Loren chega à première
do filme ‘Deux jours, une nuit’ em Cannes
(Foto: AFP Photo/Loic Venance)
A atriz italiana Sophia Loren é abraçada pelo filho, o diretor Edoardo Ponti, no tapete vermelho do Festival de Cannes; à esquerda, o ator Enrico Lo Verso  (Foto: Loic Venance/AFP)A atriz italiana Sophia Loren é abraçada pelo filho, o
diretor Edoardo Ponti(Foto: Loic Venance/AFP)
A atriz italiana Sophia Loren no Festival de Cannes nesta terça-feira (20) (Foto: Loic Venance/AFP)A atriz italiana Sophia Loren no Festival de Cannes
nesta terça-feira (20) (Foto: Loic Venance/AFP)
"Por quê? Eu posso falar francês^", disse a atriz, provocando risos do auditório. "Matrimonio all'italiana" é um filme que Sophia Loren fez com dois dos homens mais importantes de sua carreira cinematográfica – De Sica, com o qual colaborou em oito filmes, e Mastroianni, seu "grande amor do cinema e da TV".
Deslumbrante com um vestido cor champagne adornado com cristais, Sophia tinha sido previamente apresentada por Frémaux, que destacou a timidez da atriz, como ficou demonstrado em um jantar realizado na véspera. A atriz estava sentada e, ao se dar conta da aproximação de Hilary Swank, Jane Campion e Sofia Coppola para cumprimentá-la, ficou sem graça porque não queria ser notada, relatou Frémaux. De acordo com ele, depois dessas saudações, Sophia lhe disse: "Agora me sinto mais à vontade". Frémaux qualificou de "presença inestimável" o comparecimento da atriz em Cannes em seu retorno ao cinema após sua participação em "Nine" (2009).
A volta acontece com um curta-metragem que ela mesma protagoniza, sob direção de seu filho Edoardo Ponti. O filme se chama "La voce umana" e é inspirado em uma obra de Jean Cocteau do mesmo título. Tem uma única atriz em cena.
O curta mostra uma mulher em Nápoles nos anos 1950 durante sua última conversa telefônica com o homem que amava e que a deixou por outra. Na história, Sophia Loren demonstra que continua tendo a força interpretativa que a tornou famosa. Segundo Edoardo, a mãe buscava fazer este trabalho há 40 anos. "Ela me deu a vida. Nasci graças a ela e eu lhe dei este pequeno filme", explicou o diretor, antes da projeção.
Após a exbição, foi apresentada a cópia restaurada de "Matrimonio all'italian"', um retrato certeiro da hipocrisia da sociedade italiana dos anos 1960. Sophia Loren interpreta uma prostituta, Filumena Marturano, que é tirada da rua por um rico napolitano, Domenico Soriano (Mastroianni). Por acreditar que tem pouco de vida, ele propõe casamento.
Uma das interpretações mais conhecidas de uma atriz que foi a primeira a ganhar um Oscar por um papel em que não falava inglês. "Duas mulheres" também lhe valeu o prêmio de interpretação de Cannes de 1961.

Ela tem uma longa história com o festival francês. Além do prêmio, foi presidente do júri da competição oficial em 1966 e apresentou oito filmes em diferentes seções desde 1955. A homenagem de Cannes à italiana terminará nesta quarta-feira (21) com uma palestra magistral da atriz.
g1.globo.com

Nenhum comentário: