quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Renzi e Hollande pedem que Europa foque na Líbia

Paris -  O presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, tiveram um encontro bilateral em Paris nesta terça-feira (24) e pediram que Líbia seja o tema central das reuniões do continente.

"O tema Líbia não é só um tema italiano, mas uma prioridade para toda a Europa e para o Mediterrâneo, que não pode ser um cemitério, nem uma periferia, mas sim o coração do nosso continente", afirmou Renzi.

Porém, apesar do pedido, o premier destacou que "uma intervenção da ONU" na Líbia, "com uma operação de paz, não está na ordem do dia".

A Líbia enfrenta, além da crise política, a invasão do grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis). A preocupação dos italianos com sua ex-colônia tem a ver com o fato da nação estar a apenas 350 quilômetros da ilha de Lampedusa, na Itália.

Economia 
Ao falar da economia, os dois líderes ressaltaram a importância da união entre eles. "É muito importante mostrar uma vontade comum entre Itália e França. Vontade de crescimento, de investimentos, de reformas estruturais. Elas já existem na Itália, e as acolhemos positivamente, existem na França e continuaremos a fazer", ressaltou o mandatário.

Segundo o italiano, graças à união entre os dois países, a "palavra crescimento não é mais uma falácia, mas um objetivo claro e chave para o continente".(ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: