sábado, 7 de março de 2015

Curiosidades - A cultura da Itália


Veja um pouco mais sobre a cultura da Italia
cultura da Itália está muito presente no Brasil devido a forte imigração italiana que ocorreu principalmente no final do século XIX. Muitas regiões do Brasil mantém viva a cultura italiana em suas tradições, costumes, danças e também na sua mundialmente conhecida culinária.

Os italianos são um povo alegre que possui laços de amizade muito fortes com o Brasil. Muitos pratos típicos da culinária italiana são apreciados no dia-a-dia dos brasileiros: como exemplo podemos citar pizza, spaguetti, gnocque, risotos, lasanhas, polenta  e muitos outros.
As receitas da culinária italiana são conhecidas em todo o mundo, difícil imaginar a vida sem uma bela pizza! Além de comidas a cultura da Itália também é famosa por seus vinhos de grande qualidade, considerados entre os melhores do mundo.

Danças na cultura da Itália

As danças estão presentes na cultura da Itália e expressam a identidade deste povo. Talvez a dança italiana mais conhecida seja a Tarantella.  Uma curiosidade é que o nome desta dança origina do nome de uma aranha, a tarântula, pois a forma de dançar em alguns momentos pode lembrar a reação de uma pessoa quando picada pelo inseto.
Esta dança é presente predominantemente  no sul da Itália e alegra festivais culturais pelo país. Outra dança muito conhecida é a Pizzica, uma dança típica da Puglia também localizada no sul da Itália.

Artes na cultura Italiana

A cultura italiana é famosa também pelas artes: estima-se que 60% do patrimônio  cultural da humanidade esteja localizado na Itália. O país é um museu a céu aberto esculpido por artistas como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donattello entre outros. Obras como a Mona Lisa ou a capela Sistina inspiram artistas pelo mundo inteiro na busca por aprimorar a própria arte.
A reação de muitos turistas que conhecem a Itália é de surpresa pois não existem fotos que conseguem demonstrar realmente a beleza dos locais. Cidades italianas como Florença são cenários constantes de filmes e despertam a imaginação de românticos pelo mundo.

A moda e o design na cultura da  Itália

Os italianos são bastante conhecidos pela sua elegância e pelo requinte de seu design. A moda italiana é exportada para o mundo inteiro e nomes de designers como Gucci, Dolce e Gabbana, Valentino preenchem os guarda-roupas da alta sociedade mundial.
Com estilo e elegância as roupas italianas se tornaram referência de qualidade e tendência. Os italianos se vestem muito bem, combinam cores e texturas como ninguém. Milão, uma cidade localizada no norte do país na região da Lombardia, é considerada por muitos como a capital da moda mundial.
O design italiano está presente não apenas em roupas, mas também em móveis e objetos que usamos todos os dias. Um exemplo de objeto de design italiano (apenas não usado todos os dias por muitas pessoas) são os carros de design italiano, como Lamborghini ou mesmo a Ferrari.
Por todas estas razões podemos dizer que a cultura da Itália é uma das mais conhecidas no mundo. Quem diria que um pais pequeno como a Itália iria influenciar todo o mundo desta maneira?
http://polentona.com/cidadaniaitaliana/cultura-da-italia/

Nenhum comentário: