quinta-feira, 16 de abril de 2015

Grupo italiano cria mão 'biônica' que restitui tato

Roma - O protótipo de uma mão "biônica" bonita como uma obra de design, controlada pelo pensamento e que está prestes a restituir o tato: esse foi o resultado do projeto "My Hand", realizado pelo Instituto de BioRobótica da Escola Superior Sant'Anna, em Pisa, Itália.
   
 Mais barata que outras próteses inteligentes, a mão pode ser implantada sem cirurgia e é muito flexível, ao ponto de realizar todos os movimentos da vida cotidiana. Para os pesquisadores, o protótipo é uma prótese do futuro, capaz de transformar o pensamento em movimento.

    "Desta vez, decidimos partir do invólucro da mão robótica e, por isso, conversamos com designers, com o objetivo de obter pela primeira vez um membro artificial para exibir, e não para esconder", explicou o coordenador do projeto, Christian Cipriani.

    Seu funcionamento se deve graças ao mecanismo hi-tech que se encontra no interior do equipamento. O protótipo é composto por três motores, inspirados no projeto europeu "Way" - um exoesqueleto de mão que restitui o controle dos movimentos e foi desenvolvido pelo mesmo grupo de pesquisadores.

    Em no máximo um mês, a mão "biônica" entrará em fase de experimentação no homem, com voluntários dispostos a usá-la nas suas casas por 30 dias. (ANSA)

www.ansabrasil.com.br

Nenhum comentário: