quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Hoje é o dia de San Gennaro

O Milagre de San Gennaro é a data que se comemora todo ano em Nápoles, no primeiro sábado de maio, enquanto em 19 de setembro ocorre a celebração do Martírio. Poucos sabem que Januário era o nome verdadeiro do santo.

San Gennaro nasceu em Nápoles, no ano 270 d.C. Nada se sabe ao certo sobre os primeiros anos de sua vida. Em 302 foi ordenado sacerdote, e por sua piedade e virtude foi escolhido, pouco depois, para Bispo de Benevento. Sua caridade, infatigável zelo e solicitude pastoral desterraram de sua diocese a indigência, tendo ele socorrido a todos os necessitados e aflitos.

Liquefação do sangue

As datas da liquefação do sangue de San Gennaro são celebradas com grande pompa e esplendor. As relíquias são expostas ao público, e se a liquefação não se verifica imediatamente, iniciam-se preces coletivas. Se o milagre tarda, os fiéis compenetram-se de que a demora se deve a seus pecados. Rezam então orações penitenciais, como o salmo “Miserere", composto pelo Santo Rei Davi.

O sangue de San Gennaro está recolhido em duas ampolas de vidro, hermeticamente fechadas, protegido por duas lâminas de cristal transparente. A ampola maior possui 60cm cúbicos de volume; a menor tem capacidade de 25cm cúbicos. Em geral, o sangue endurecido ocupa até a metade da ampola maior; na menor, encontra-se disperso em fragmentos. Assista ao vídeo logo abaixo.

Para saber mais sobre San Gennaro, clique aqui

Nenhum comentário: