sábado, 22 de setembro de 2007

Museu ao ar livre na Itália

O primeiro museu ao ar livre foi criado na região do Piemonte. Esse será o único no mundo em seu gênero, que é uma espécie de rede material e imaterial que cobrirá pontos panorâmicos das colinas e dos vales da região.

O projeto, que se chama Museu Difuso Astigiano (Muda),foi apresentado ontem no Castelo de Moasca, em Asti. É um projeto de valorização da paisagem, da enologia (estudo dos vinhos), da cultura e da formação locais, que prevê também a ativação de uma rede de obras artísticas que se estenderá pelas regiões de Langhe, Roero e Monferrato.

A primeira "sala" do projeto é o museu ao ar livre "Labyrinth e Pleasure Garden", situado no Complexo Monumental da Rocha de Costigliole d'Asti, idealizado e instalado por Jan Vercruysse, criador do projeto do Castelo Rorà.

No "Labyrinth & Pleasure Garden" a escolha de plantas, caminhos e riachos criam um percurso no interior da própria obra. Junto à primeira 'sala' encontram-se outras cinco, cada uma ligada a um artista. A sétima funcionará como ligação entre as obras de arte espalhadas pelo local.

O Muda recomeça o projeto dos Programas Territoriais Integrados, promovido pela região do Piemonte com a finalidade de unir a programação sócio-econômica com a planificação territorial.

Fonte: Ansa , Turim

Nenhum comentário: