sábado, 1 de setembro de 2007

Rosa, a vida de uma imigrante italiana

“Eis o que aprendi na América: a não ter medo”. Estas são as últimas palavras de “Rosa, vida de uma imigrante italiana”, livro que há quatro anos foi traduzido para o italiano, após 33 anos de sua publicação nos EUA, sendo considerado “um clássico da literatura histórica da imigração e do movimento feminista”, como diz Rudolph Vecoli no prefácio.
O livro conta a história de Rosa Cavalleri (1866-1943), uma italiana que emigrou para os Estados Unidos em 1884. Um vívido, rico e detalhado relato da vida dessa imigrante, que, partindo de Cuggiono (MI), piccolo paese de agricultores, situado às margens do Rio Ticino, se estabeleceu na América, na pequena cidade mineira de Union, no estado do Missouri, mudando-se em seguida para a caótica Chicago do início dos anos 1900.


A biografia, colhida por Marie Hall Ets nos anos seguintes à 1ª. Guerra Mundial,
é um eloqüente relatório e testemunho insubstituível da vida nas comunidades lombardas no fim dos anos 1800 e das duras condições da emigração italiana para o Novo Mundo.A exuberante personalidade de Rosa, seu espírito indomável e sua habilidade como narradora, fazem dessa biografia uma contribuição quase única aos anais da imigração italiana para os Estados Unidos, tornando-se depois da primeira edição americana de1970,uma referência importante na história das imigrações e do movimento feminista americano. Essa primeira edição italiana visa recuperar a memória de “quando a emigrare eravamo noi” e se possa olhar o presente e o futuro sem esquecer nosso passado.
Tradução: Alexandre Larena
Fonte: http://www.ecoistitutoticino.org/emigrazione/rosa-presentazione-trad-fp.htm

Titolo originale: Rosa, the life of an Italian immigrant
© 1970 University of Minnesota
ISBN-0-8166-0574-2
© 2003 Ecoistituto della Valle del Ticino
Edizione italiana :
Ecoistituto della Valle del Ticino
Via S. Rocco 9 – 20012 Cuggiono
Tel.02.974075-02.9746502

Nenhum comentário: