terça-feira, 4 de setembro de 2007

Storie di Famiglia - Famílias Borella e Barison, de Padova



Antonio Borella e Anna Favero, no centro, e seus doze filhos. Meu pai, Severino Aurélio Borella, está à direita, abaixo, de uniforme. Fotos: Acervo pessoal/Mirna Borella Bravo

Sempre foi um sonho meu, descobrir quem era o meu avô Antonio Borella, de onde ele viera, como, e por quê.

Eu sabia apenas que ele falecera em 1946, e minha nonna, Anna Favero, em 1955. Meu pai era criança, quando eles faleceram, ele era o segundo filho mais novo dos doze!

As informações eram as mais desencontradas possíveis. Mas alguém ou alguma coisa me chamava a descobrir mais. Depois de longas tentativas e muitas pesquisas, cheguei até ele! Cheguei até o quinto – avô dele!!!

Descobri que Pietro Borella, de Maserà di Padova, casara-se com Maria Barison, de Cartura, em 1873 e juntos tiveram filhos que vingaram, outros que sucumbiram à carência de tudo que havia na Itália, naquela época...

Tiveram o Santo Ângelo (porque nasceu e logo faleceu), a Thereza, o Giuseppe, o Antonio e o Angelo.

Pietro veio a falecer em 1882, com 31 anos de idade. Três dias após, faleceu seu irmão, Pasquale, com 26 anos, que deixou mulher e dois filhos (uma nascera morta: Elizabetta). Ela chamava-se Pasqua e seus filhos, Giulio e Elisa. Três meses após, morreu o Ângelo, de Pietro e Maria, com três anos!

Duas viúvas e cinco crianças! Os demais Borellas e Barisons, todos partiram per fare l’America... Após muita dificuldade, conseguiram embarcar em 1891, junto a outros familiares, chegando ao Brasil, em dezembro deste mesmo ano.


Severino Aurélio Borella, conhecido como Aurélio

Desembarcaram como BARRISSON, pois Maria era a chefe da família. Maria Barison, Antonio Borella, Theresa Borella, Giuseppe Borella, Giulio Borella, Elisa Borella e Pasqua Comugnian. Daí a dificuldade de se encontrar dados nos arquivos especializados.

Dirigiram-se a Antonio Prado, onde Antonio casou-se com Anna Favero, em 1911.

Antonio, seu irmão Giuseppe e seu primo Giulio pagaram seus lotes com serviços prestados,em obras públicas, tais como construção de estradas. Trabalhadores e estimulados pela esperança de um futuro melhor, partiram na direção de onde, atualmente, fica a cidade de Marau.

Segundo o Padre Antonio Lorenzatto (Os Vênetos-nossos antepassados), eles eram grandes empreendedores e teriam comprado as terras de Amaral, donde provém o nome da cidade, fundada por eles. Giulio fundou o Frigorífico Borella, atualmente de propriedade da Perdigão, e que responde por 70% do PIB da cidade.

Tiveram todos - Antonio, Giuseppe, Thereza, Giulio e Elisa - uma enorme descendência, formada com princípios de honradez, trabalho e ética.

Consegui descobrir toda história da família, da qual muito me orgulho, e dedico estas linhas à minha bisa Maria Barison, corajosa e guerreira, e a meu nonno Antonio.

Seus ensinamentos frutificaram e estão dentro de cada um de nós, e continuarão a florescer e frutificar para sempre!

Deus os tenha!

Mirna Borella Bravo
Porto Alegre - RS
mbbravo@terra.com.br

Publicado originalmente em www.oriundi.net em 16.08.2007

14 comentários:

Unknown disse...

legal a historia da familia, minha mãe tbem é borella, sei que meu bisavô tbem ligação com Marau, mas nao sei o nome dele. Meu nonô, é Joaquim Borella, hj mora em Cristalina-Go. Cibeli

Unknown disse...

Adorei, é muito bom saber um pouco dos nossos antepassados.
Teresinha Borella

Anônimo disse...

Mto linda a historia,e por coincidencia meus avos tbm são Barison,vieram tds da italia de padova,coincidencia não? vamos trocar informações,meu e-mail: lila_barizon@hotmail.com. por um descuido de quem redigiu minha certidão de nascimento,saiu c z,mas é com s o Barison da familia tda,tenho loucura p pesquisar sobre minha familia.

borela disse...

MEU NOME E AUGUSTO CESAR BORELA, MEU BISAVO VEIO DE CASALE DI SCODOSIA, PADOVA, VENTE E CHAMAVA-SE LUCIANO BORELLA, VEIO PARA AS MIAS GERAIS PARA A CIDADE DE LEOPOLDINA/MG, GOSTARIA SE TEM MAIS ALGUMA IMFORMAÇAO SOBRE NOSSOS ANTEPASSADOS
DESDE JA LHE AGRADEÇO CESAR BORELA

http://blogdoaleitalia.blogspot.com disse...

Olá Augusto, passei teu comentário para Mirna, autora deste artigo e para Lucimary Vargas, todas Borella. Lucimary me disse que você é primo dela e que este é o trisavõ dela e ela tem toda a genealogia. Abraços

borela disse...

MUITO BEM , OBRIGADO, PEDIRIA A MIRNA OU A LUCIMARY QUE SE POSSIVEL ENTRAR EM CONTACTO COMIGO OK MEU IMAIL JA LHE PASSEI OK. CESAR BORELA

Lucimary Sangalli Vargas disse...

Olá, Augusto César!

Estou muito feliz em ter encontrado você!
Somos primos, realmente e comprovadamente. Pesquiso nossos Borellas há anos e tenho muitos documentos deles, obtidos diretamente de Casale di Scodosia. Encontrar a origem dos nossos foi a realização de um sonho antigo, visto que no Brasil não encontrei nada sobre a origem deles. Enviamos muitas cartas para diversos lugares na Itália... Depois de muito tempo e muita resposta negativa, enfim, veio a positiva, trazendo muitas informações, tanto de descendentes, de irmãos e de antepassados do nosso Luciano Borella e Lucia Lorenzetto.
Uma pergunta: qual o seu laço com o tio "Agostinho" Borella (Augusto Cesar Borella, também, como vc)?
Sou de Leopoldina-MG, onde a nossa família se radicou. Mas, com o passar dos anos, muitos Borellas foram para outras cidades, como Manhuaçu-MG e aqui em Além Paraíba-MG.
Envie-me seu e-mail, por favor, ok?

Grande e FORTE abraço da sua prima,
Lucimary

Anônimo disse...

Olá ! Meu nome é João Paulo Borela, meus bisavós vieram de Padova também..eram eles Modesto Borella e Angelina Zanatta.é engraçado porque alguns membros da família tem apenas um "l" no nome, outros tem dois..Meus bisavós chegaram no Brasil no início do seculo passado e se instalaram em Araguari- MG. Se você possuir ou puder obter alguma informação, eu agradeço. :)

Unknown disse...

boa noite meu nome Larissa tambem sou Borella e fico encantada com as historias que minha bisa contava,e gostaria de saber mais sobre a família, meu bisavô se chamava Cesar Augusto Borella e se casou com Hercilia Franzoni em leopoldina em 02/02/1918.abraços a toda familia

Unknown disse...

boa noite meu nome Larissa tambem sou Borella e fico encantada com as historias que minha bisa contava,e gostaria de saber mais sobre a família, meu bisavô se chamava Cesar Augusto Borella e se casou com Hercilia Franzoni em leopoldina em 02/02/1918.abraços a toda familia

Unknown disse...

bom dia família deixei um comentário a algum tempo e ainda não tive resposta gostaria de pedir que Lucimary Vargas por favor me enviasse um e-mail ou entrasse em contato comigo.
sou bisneta do Cesar Augusto Borella
e gostaria de entra em contato com você
no aguardo:
lalarcastro@hotmail.com

Lucimary Sangalli Vargas disse...

Olá, prima Larissa! Desculpe a demora em lhe responder.
Seu bisavô Cesar Augusto Borella é irmão da minha bisavó Maria Stella Borella, ambos filhos de Luciano Borella e Lucia Lorenzetto. A família é oriunda de Casale di Scodosia, Padova, Itália e se radicou em Leopoldina-MG.
Vamos "destrinchar" melhor nossa genealogia?
Meus e-mails principais são:

lucimary.vargas@gmail.com e diretoria@arquivohistorico-mg.com.br

Conte-me mais detalhes sobre sua família a partir de você, até chegar aos seus bisas. Vamos juntar as "pontas da meada".
Aguardo seu contato.

Grande abraço,
Lucimary Vargas
www.arquivohistorico-mg.com.br
www.arquivohistorico-mg.org.br

Unknown disse...

oi prima que felicidade.
hoje que estou vendo que você ,me respondeu.
fico muito feliz em te encontrar
tentei te encaminhar um e-mail mais ele voltou.
gostaria que você me enviasse um e-mail para que possamos conversar.
segue o meu :
larissa@imperialmg.com.br
ps:anciosa para falar com voce, sua prima Larissa.

Unknown disse...

Olá.
Estou tentando tirar minha cidadania Italiana e pesquisei sobre nossos antepassados Borella. Luciano era meu trisavô e Ulisses Borella meu bisavô que teve como filho, Antonio Abelardo Borella, meu avô que vive em Mateus Leme , MG.
Segue:

sabe-se que Luciano Borella veio de Casale Di Scodosia, provincia di Padova in Veneto,. Passou ao Brasil em 1892 com sua esposa Lucia Lorenzetto e as filhas Giustina, Amabile e Maria Stella. Em Leopoldina nasceram os filhos Pierina (1893), César Augusto (1896), Ulisses (1898), José (1903) e João (1904). Informações de descendentes dão conta de que a primeira moradia da família Borella teria sido na fazenda Paraíso. Dali mudaram-se para a Colônia Agrícola da Constança. Nesse novo endereço casaram os filhos: Giustina, com Giovanni Sangirolami, em 1906; Pierina, com Egidio Sangirolami, em 1913; Maria Stella, com Arturo Sangalli, em 1915; César, com Hercilia Franzone, em 1918; Amabile, com Paulo Corradin, em 1920; Ulisses, com Amalia Luiza Fofano, em 1921; e, João, com Virginia Araújo, em 1923.

Grande abraço