segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Tradições dos imigrantes italianos no RS (IV)



O lazer

“A ausência de recursos materiais para a prática de esportes e atividades recreativas, fez com que nas primeiras décadas o lazer, sob forma de encontros em famílias (reuniões de vizinhos) ou encontros nas capelas, recebessem a primazia.

Os jogos diferentes e os esportes foram aparecendo como forma de entretenimento e do cultivo de estar juntos. Não se jogava por dinheiro ou por taças, prêmios e juiz, mas como forma de passar o tempo juntos e de diversão. Por isto, os jogos de baralho, bochas e outros, oportunizavam o crescimento dos contadores de histórias, dos piadistas, dos tomadores de vinho, graspa e cachaça.

No ambiente da família, o filó tinha lugar principalmente nas temporadas de trabalhos artesanais: preparar palha de milho para chapéus, cestos, bolsas etc. As senhoras aproveitavam o horário após a janta para costurar, remendar roupas de trabalho. Os homens e rapazes auxiliavam nos diferentes trabalhos ou jogavam (jogos de baralho). O filó, propriamente dito, como institucionalização do lazer, congregava várias famílias para conviver, conversar, comer e cantar.

Várias famílias combinavam de se encontrar ao entardecer, para juntas fraternizarem as próprias experiências. Nesses encontros floresceram a música, a poesia e o humorismo, próprios dos imigrantes. O canto e as manifestações familiares: comida e bebida eram respostas ao profundo desejo de conviver.

Amar e ser amado. O homem só se realiza ao nível da comunicação, não do egoísmo, da auto-suficiência, do egocentrismo.

É no dar-se aos outros que ele se encontra e se realiza. É salvando os outros que salva a si mesmo. E os nossos antepassados bem compreendiam isto.

Talvez não soubessem dizê-lo. Não eram catedráticos. Mas foram mestres em ensinar a bem viver...

Extraído do livro
Assim vivem os italianos. Autores: Rovílio Costa e Luis A. De Boni
Editora Est (RS).

Colaboração: Mirna Borella Bravo

2 comentários:

Anônimo disse...

legal o seu site pois fala sobre imigrantes italianos

Kaiquex567 disse...

Me ajudou na pesquisa da escola :) :D
:P ...