sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Reconhecendo a Língua do Talian


Em março de 2005 a FEVÊNETO encaminhou ao IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional - pedido de reconhecimento da “Língua do Talian” como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Este, foi o primeiro pedido de registro de uma língua no Brasil, exceto o Português já que não existe um Livro de Registro de Línguas.

Em março de 2006, no Congresso Nacional, pela Comissão de Educação, Cultura e Desportos, foi realizado o I Seminário sobre a Criação do Livro de Línguas. Naquela oportunidade, a FEVÊNETO foi representada por Darcy Loss Luzzatto e Cleudes Piazza Ribeiro da UCS que defenderam a proposta. Neste seminário foi criado um Grupo de Trabalho interdisciplinar e interministerial para propor medidas de reconhecimento e valorização da diversidade lingüística.

Desde abril de 2006 até setembro de 2007, este Grupo trabalhou traçando estratégias de implantação de políticas públicas nesta área. Em especial, citamos os nomes das Sras. Márcia Sant’Ana e Maria Cecília Londres Fonseca do IPHAN e Sr. Gilvan Muller de Oliveira do IPOL (Instituto de Investimento e Desenvolvimento em Política Lingüística).

No próximo dia 13 de dezembro, haverá uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados, onde o grupo de trabalho apresentará o Relatório Final e serão dados encaminhamentos ao Legislativo. Como convidados, o Dr.Paulo Massolini , presidente da FEVÊNETO estará no evento, defendendo tão brilhante causa. Para consolidar esta conquista, que é de todos, a FEVÊNETO está aceitando sugestões que deverão ser encaminhadas ao e-mail: fibrars@net11.com.br. Contatos fone (54) 9974-7668.

Fonte: Dr.Paulo Massolini, Presidente da FEVÊNETO
Endereço provisório:
Via Gênova, 202 – CEP 99250-000 – Serafina Corrêa – RS – Brasil
Fone: (54) 3444 1143 – Fax: (54) 3444 1630 – E-mail: fibrars@net11.com.br

Colaboração: Mirna Lanius Borella Bravo – Porto Alegre - RS
Adaptação: Leila Ossola

Nenhum comentário: