quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Surge novo grupo mafioso


A condenação de 26 pessoas a um total de 242 anos de cadeia na cidade italiana de Potenza, na semana passada, revelou a existência de um novo grupo mafioso, com cerca de uma década de existência, e que até agora tinha conseguido iludir a vigilância das autoridades. Trata-se dos Basilischi, já considerados como a quinta maior família mafiosa do país. A organização criminosa terá surgido na região da Basilicata (sul) em 1996, fruto de uma cisão no ramo local da 'Ndrangheta, a máfia calabresa.

À semelhança das outras famílias mafiosas, o grupo começou por controlar o tráfico de estupefacientes e rapidamente passou para outros negócios, mais ou menos ilícitos, incluindo o controle do transporte e eliminação de resíduos, negócio extremamente lucrativo e que tem atraído nos últimos anos alguns dos principais clãs mafiosos. Os Basilischi foram descobertos na sequência de uma investigação à morte de um policial, em 1996. Recentemente, 26 membros do grupo foram condenados a um total de 242 anos de cadeia por associação criminosa, naquela que foi a primeira sentença contra membros do até há pouco tempo desconhecido clã. "Trata-se de uma máfia autônoma, com as suas próprias características", afirma o resumo da sentença do Tribunal de Potenza.

Durante as investigações a polícia descobriu provas que revelam a estrutura interna da organização, bem como alguns dos códigos e rituais próprios das famílias mafiosas italianas, incluindo o ritual que deve seguir um novo afiliado do clã. "Conheces a família Basilischi?", pergunta o examinador, ao que o candidato deve responder: "Conheço-a e trago-a no coração, sirvo-a e ela serve-me a mim. Uma longa irmandade é o desejo do meu coração." Os Basilischi juntam-se assim ao grupo das principais famílias mafiosas italianas, que inclui a Cosa Nostra, a Camorra, a 'Ndrangheta e a mais recente Sacra Corona Unita.

SAIBA MAIS - 36 mil milhões de euros anuais é o valor estimado dos negócios da 'Ndrangheta, o maior grupo mafioso italiano; 6 mil é o número aproximado de membros da 'Ndrangheta, distribuídos por entre 50 a 200 famílias.

COSA NOSTRA É a máfia mais antiga de Itália. Oriunda da Sicília, está muito difundida nos EUA.

CAMORRA Oriunda da região de Nápoles, teve o seu apogeu nos anos 80.

'NDRANGHETA É o mais poderoso grupo mafioso da atualidade. Tem ramificações por toda a Europa e América Latina. Está sediada na Calábria.

SACRA CORUNA UNITA Sediada na região de Apulia (sudeste), gere o tráfico de droga e pessoas oriundas do Leste da Europa.

Do Correio da Manhã

Nenhum comentário: