sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Nascidos em anos bissextos festejam aniversário


A cada quatro anos, mês de fevereiro tem 29 dias, em vez dos habituais 28. Nascidos no 'dia extra' só querem saber de comemorar.Os nascidos em 29 de fevereiro, data que só aparece no calendário a cada quatro anos, estão animados para festejar nesta sexta-feira. Pessoas que nasceram neste dia costumam ser alvo de brincadeiras, mas, em 2008, elas têm a chance de comemorar o aniversário no dia certo.

De acordo com Regério Bacellar, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), os pais dos nascidos no dia 29 de fevereiro não podem mais negociar na hora de registrar os filhos. “Até 1992, os pais tinham a chance de declarar o nascimento no dia 28 de fevereiro, 29 de fevereiro ou 1º de março. Agora, eles devem ser registrados no dia 29”, afirma Bacellar.

Esse dia a mais acontece a cada quatro anos, sempre em fevereiro. A explicação: a Terra demora 365 dias e seis horas para dar uma volta completa em torno do Sol. A cada quatro anos é feita a compensação dessas seis horas, com o acréscimo de um dia no calendário; é o 29 de fevereiro. “Sem esse ajuste, o calendário ficaria defasado com o passar dos anos e as estações teriam início fora do período adequado”, explica Ana Maria Zodi, pesquisadora de visão de astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Com informações do Globo on line

Nenhum comentário: