
Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal. Seu dia é comemorado em 13 de junho, em meio às festas juninas, por isso Antônio é um dos santos mais lembrados nessas festas.
Santo Antônio, um grande homem de fé, ganhou, ao nascer, o nome de Fernando. Em 1195, data de seu nascimento, seus pais e familiares chamaram-no de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Os fiéis do mundo inteiro o conhecem, porém, pelo nome de Antônio de Pádua, cidade onde morreu, embora tivesse nascido em Lisboa.No dia em que antecede a dia das comemorações ao Santo (13 de junho), foi escolhido oficialmente para ser o dia dos namorados, no Brasil. Na madrugada do dia 13, as simpatias marcam o início das comemorações festivas.
Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13. Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como "os responsos", o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.

Dia de Santo Antônio é sinônimo de sardinha na brasa em Portugal. Todos os anos, devotos se reúnem no dia 13 de junho para comer e se divertir, como fazem os moradores do bairro de Alfama, em Lisboa. (Foto: Reuters/Nacho Doce)

Outra tradição em Portugal no dia do santo casamenteiro é dar folhas de manjericão para a namorada. Para ganhar um dinheiro extra, esta senhora pôs uma pequena barraca no bairro lisboeta de Alfama. (Foto: Reuters/Nacho Doce)
Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.
Redação do AI/Globo on line








Nenhum comentário:
Postar um comentário