terça-feira, 24 de junho de 2008

Ex-primeira-dama Ruth Cardoso morre em São Paulo


Dona Ruth Cardoso, ex-primeira dama, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso


Brasília, 24 de junho, O Globo on Line - A ex-primeira-dama Ruth Cardoso, de 77 anos, mulher do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, faleceu na noite desta terça-feira, no apartamento da família, em São Paulo. A informação é do presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE).

Ruth Cardoso recebeu alta na manhã desta segunda-feira no Hospital Sírio Libanês, na região central de São Paulo, onde estava internada desde a última quinta-feira, com crise de angina, que é uma dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente.Na tarde de segunda-feira, ela foi submetida a um cateterismo no hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), um método diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e ou veias coronárias. De acordo com a assessoria de imprensa da universidade, os médicos descartaram a necessidade de intervenção cirúrgica. Dona Ruth já carregava no peito há algum tempo dois stents - próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura para tentar normalizar o fluxo sanguíneo. Com a morte de Ruth Cardoso, foram canceladas todas as comemorações dos 20 anos do PSDB, que aconteceriam nesta quarta no plenário do Senado, em sessão solene. Na tarde de terça, o partido chegou a confirmar as presenças de FH, dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) e do ex-governador e candidato à prefeitura de São Paulo Geraldo Alckmin.

O ex-presidente cancelou seus compromissos para acompanhar o tratamento da mulher. No domingo, Fernando Henrique não participou da convenção municipal do PSDB, que, apesar do racha entre alckmistas e kassabistas, acabou por consagrar o ex-governador Geraldo Alckmin candidato a prefeito de São Paulo. No fim de semana, Fernando Henrique também pediu ao deputado Samuel Moreira, líder do PSDB na Assembléia, para cancelar sua palestra marcada para terça-feira em um dos auditórios da Casa. O ex-presidente falaria sobre voto distrital.

Nenhum comentário: