Cidades que fazem parte da Rota do Cangaço (Foto: Editoria de Arte/G1)
A rota engloba os municípios pernambucanos de Triunfo, Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, São José do Belmonte e Afogados da Ingazeira.
“Temos a intenção de resgatar a cultura e aumentar o tempo de permanência do turista na região. As pessoas sempre foram conhecer estes locais, mas antes ficavam apenas um dia. Agora, contam com programação organizada para ficar pelo menos três dias”, afirma Gilberto Pimentel, presidente da Empetur.
De acordo com Pimentel, a rede hoteleira foi incrementada e os guias turísticos foram instruídos para receber bem e levar informações às pessoas. “Futuramente, eles podem vir caracterizados como Lampião para apresentar as cidades”, afirma.
Segundo o presidente da Empetur, um dos objetivos é levar os próprios pernambucanos – que residem em cidades litorâneas – para conhecer o sertão. “Turistas de todos os estados são bem-vindos, mas também queremos trazer quem mora no estado para prestigiar a cultura desta região”, diz. Trilhas por onde Lampião passou estão entre os passeios. Segundo Pimentel, as ruínas da antiga casa-grande da fazenda Pedreira e o Sítio Passagem das Pedras estão entre os pontos turísticos. O acervo conta com fotografias, móveis, objetos e documentos ligados aos guerrilheiros do sertão e remetem o visitante a um mergulho no mundo do cangaço.
Outro ponto que merece ser conhecido é a Casa de Cultura em Serra Talhada, que abriga peças da história da cidade e de Lampião. À noite, os turistas podem curtir apresentações de grupos de xaxado e forró. Quem gosta de música pode curtir a programação de São José do Egito, onde violeiros tocam cantigas locais pelas ruas.
Globo on line









Nenhum comentário:
Postar um comentário