segunda-feira, 7 de julho de 2008

Casa Branca chama Berlusconi de amador e Itália de país corrupto

Gafe americana: "Berlusconi? Político amador em um país corrupto". Depois Bush se desculpa

Berlusconi e Bush

ROMA - Uma gafe sem precedentes no G8. Tanto que George W. Bush foi obrigado a apresentar suas desculpas ao premier Berlusconi e ao povo italiano. Por quê motivo? Para entendê-lo, basta ler a biografia do político italiano divulgada no "press kit" que a Casa Branca distribuiu aos jornalistas que acompanham o presidente americano.

A biografia - "O premier italiano é um dos mais controversos líderes da história de um país conhecido pela corrupção governamental e maus hábitos - lê-se no perfil. Principalmente um homem de negócios com muitas propriedades e grande influência nos meios de comunicação internacionais. Berlusconi era considerado por muitos um amador em política que conquistou seu importante cargo somente graças a sua notável influência sobre os meios de comunicação nacionais, até que perdeu o posto em 2006".

As desculpas - À tarde, o porta-voz da Casa Branca, Tony Fratto, enviou uma carta, na qual se desculpa em nome da Casa Branca: "Escrevo - lê-se na carta - em relação a certos documentos de "background" que foram distribuídos ao jornalistas em viagem no Air Force One para a Cúpula do G8, que acontece no Japão. Uma biografia não oficial do primeiro-ministro italiano Berlusconi, incluída no material para a imprensa, utiliza uma linguagem insultuosa, tanto em relação ao primeiro-ministro Berlusconi quanto ao povo italiano. Os sentimentos expressos na biografia não representam o ponto de vista do presidente Bush, do governo americano e dos americanos. Desculpamo-nos com a Itália e com o primeiro-ministro por esse erro infeliz. Como todos aqueles que acompanham o presidente Bush, o presidente tem pelo premier Berlusconi e por todos italianos a mais alta estima e consideração".

Do Corriere della Sera

Nenhum comentário: