domingo, 6 de julho de 2008

Europeus em busca de um pacto sobre imigração


A presidência francesa da União Europeia vai apresentar na segunda-feira um projeto de pacto sobre emigração aos ministros do Interior e da Justiça dos 27.
De acordo com o texto, a entrada de imigrantes no espaço europeu terá em conta a necessidade e capacidade de acolhimento do país de destino e as fronteiras externas da União serão reforçadas.
“Atualmente, trabalhamos exclusivamente numa política de imigração legal, mas quando queremos promover a imigração legal, de vez em quando, temos que ser bastante duros com a imigração ilegal”, anunciou Patrick Gaubert, membro do parlamento europeu.
O projeto prevê interditar a legalização em massa. A título de exemplo, entre 2003 e 2007, a Itália e Espanha, legalizaram 20 milhões de estrangeiros em situação irregular.
O pacto de imigração é mais uma iniciativa que pretende organizar e endurecer a política de imigração. Recentemente, os 27 aprovaram uma diretiva que permite deter por 18 meses um emigrante ilegal e depois expulsá-lo por 5 anos. Uma diretiva bastante contestada.

Euronews

Nenhum comentário: