sexta-feira, 4 de julho de 2008

Italianos no exterior: depósitos 'adormecidos' estão em risco

ROMA, 4 JUL - Vários deputados do Partido Democrático, o principal da oposição na Itália, apresentaram uma nota ao ministro da Economia, Giulio Tremonti, em que afirmam que estão ameaçados os depósitos "adormecidos" de italianos no exterior.
A nota foi assinada pelos deputados do partido eleitos no exterior, Fabio Porta, Gino Bucchino, Gianni Farina, Marco Fedi, Laura Garavini e Franco Narducci.
"Uma disposição da lei orçamentária de 2006, não percebida no momento com adequada atenção, e a falta de cumprimento por parte de bancos e correios da obrigação de informar os interessados, coloca um certo número de italianos no exterior em risco de sofrer conseqüências financeiras diretas e irreversíveis", diz a nota.
Os seis parlamentares explicaram que "se trata dos chamados depósitos adormecidos", ou seja, aqueles superiores a 100 euros que se encontram em bancos ou correios sem movimento nos últimos dez anos, e que, ante a falta de movimentação, serão enviados a um fundo de garantia.
"É certo que, antes que isso ocorra, existe a obrigação de informar os interessados sobre estas possíveis e desagradáveis conseqüências, mas o descuido das pessoas chamadas a fazê-lo e as dificuldades para encontrar no exterior os titulares dos 'depósitos adormecidos' concedem pouca margem de tranqüilidade", concluíram os deputados.

ANSA

Nenhum comentário: