domingo, 20 de julho de 2008

Papa na Austrália


Sydney (Austrália), 20 jul (EFE) - O papa Bento XVI se despediu hoje dos jovens católicos em Sydney (Austrália) e disse que em sua homilia que a Igreja Católica e o mundo precisam de renovação espiritual. O pontífice aproveitou a ocasião para convidar os jovens presentes para participarem da próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em 2011 em Madri.O papa, que na semana passada reconheceu a crise de religiosidade e fé vivida no Ocidente, explicou que "uma nova geração de cristãos é chamada para ajudar a construir o mundo". Para superar essa falta de fé, Bento XVI propôs o evangelho, que revela "a dignidade como homens e mulheres criados à imagem e semelhança de Deus e o maravilhoso chamado da humanidade, que é encontrar satisfação no amor". Depois, o pontífice afirmou que "a Igreja também precisa dessa renovação e da fé, do idealismo e da generosidade" dos jovens, após o que os encorajou a serem sacerdotes. A missa no hipódromo começou com danças e músicas dos povos aborígines da Austrália, durante a qual 24 jovens receberam o sacramento da confirmação. Bento XVI encerrou a Jornada Mundial da Juventude com o anúncio de que Madri receberá a próxima edição do evento religioso. "Agora chegou o momento de dizer adeus, ou melhor, até logo. Agradeço a todos por terem participado da Jornada Mundial da Juventude de 2008, em Sydney, e espero que nos vejamos dentro de três anos", disse depois da oração do Ângelus, abrindo um momento de suspense sobre a cidade sede da próxima Jornada.

Depois, Bento XVI sorriu para fazer o anúncio da cidade escolhida, e acrescentou: "A próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada em Madri, na Espanha". O anúncio foi feito após uma longa manhã religiosa, que começou com uma missa no hipódromo de Randwick de Sydney, onde milhares de jovens passaram a noite em uma vigília que começou ontem quando o papa explicou a eles sobre "a pessoa do Espírito Santo". Após tomar conhecimento da notícia da escolha da capital espanhola, o cardeal arcebispo de Madri, Antonio María Rouco Varela, disse que a Jornada Mundial da Juventude será realizada na terceira semana de agosto e afirmou que, como todas, terá grande "repercussão na vida social, cultural e geral da Espanha"

Embora os atos oficiais tenham terminado, fontes vaticanas não descartaram um encontro do papa com algumas das vítimas dos abusos sexuais cometidos por alguns sacerdotes na Austrália e pelos quais Bento XVI pediu perdão ontem e expressou sua dor.

Nenhum comentário: