quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cidadãos italianos: novo sistema de vistos para viajar aos Estados Unidos


O governo dos Estados Unidos ativou, no âmbito do Visa Waiver Program (VWP) – Programa de Dispensa de Visto, o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). A partir de 1º de agosto de 2008 os viajantes estrangeiros que se beneficiam do VWP – entre os quais cidadãos italianos - podem ter acesso ao ESTA (atualmente disponível somente na língua inglesa) e requerer uma autorização antecipada para visitar os Estados Unidos.

A medida, hoje facultativa, se tornará obrigatória a partir de 12 de janeiro de 2009: todos os viajantes para os Estados Unidos sem visto (portanto, em regime de VWP) deverão consultar o site ESTA (https://esta.cbp.dhs.gov/) e obter uma autorização eletrônica para a viagem ANTES de embarcar em avião ou navio com destino aos Estados Unidos.

O US Customs and Border Protection especifica, além disso, que a autorização não garante ao visitador o ingresso em nenhum ponto de entrada dos Estados Unidos, mas somente o acesso do mesmo ao meio de transporte rumo aos Estados Unidos.

Informações estão disponíveis nos sites das Embaixadas dos Estados Unidos em Roma (http://italy.usembassy.gov/) e em Brasília (http://embaixada-americana.org.br/). (Embaixada da Itália no Brasil)

Nenhum comentário: