quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Fabio Porta visita a Assembléia Legislativa gaúcha


A situação dos gaúchos descendentes de italianos foi tema do encontro. Da esquerda para a direita: Alberto Oliveira, Fabio Porta e Marisa Formolo. Foto: Galileu Oldemburg/Ag AL


O presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Cassiá Carpes (PTB), e os deputados Marisa Formolo (PT) e Alberto Oliveira (PMDB), receberam, no gabinete da Presidência, o deputado Fábio Porta, representante dos italianos residentes na América do Sul, na Câmara dos Deputados na Itália. A razão da visita, segundo Porta, o único radicado no Brasil a ocupar uma cadeira no Parlamento italiano, foi se colocar à disposição do Poder legislativo gaúcho, visando o fortalecimento das relações, sociais, econômicas e culturais, entre o Rio Grande do Sul e a Itália.

Na visita de cortesia, Porta pediu apoio para o encaminhamento de uma emenda à Constituição Federal Brasileira que permita que os italianos com visto permanente residentes no Brasil, possam votar nas eleições municipais e estaduais. "Na Itália, tramita uma proposta que permite aos estrangeiros com visto permanente votarem nas eleições municipais", explicou o deputado italiano.

Os deputados gaúchos comprometeram-se em dar seguimento ao debate das questões relativas a este e a outros temas, como a demora na concessão de cidadania italiana aos descendentes no Rio Grande do Sul.

Redação revista eletrônica Oriundi

Nenhum comentário: