quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Imigração garante crescimento populacional da UE até 2035

A população da União Européia irá crescer até 2035 graças à entrada de imigrantes, mas deve começar a cair depois desse período, sugere um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Eurostat, o órgão de estatísticas do bloco. As projeções demográficas apontam que a partir de 2015, o número de mortes irá superar o de nascimentos na região e a imigração será “o único fator a contribuir para o crescimento da população”. Apesar da imigração, a entrada de estrangeiros não não será capaz de equilibrar o saldo negativo causado pelo número de mortes por muito tempo e as estimativas indicam que a partir de 2035 a população da União Européia começará a cair. Segundo o relatório, a população do bloco – atualmente registrada em 495 milhões de habitantes – deve aumentar para 521 milhões até 2035 e a previsão é de um declínio gradual para 506 milhões até 2060.

Diferenças
As projeções indicam ainda que as mudanças demográficas não serão homogêneas em todos países que compõem o bloco - a população deve aumentar em 13 e cair em 14 dos países membros da União Européia. De acordo com as projeções da Eurostat, o maior aumento populacional será registrado no Chipre (66%), seguido da Irlanda (53%), Luxemburgo (52%), Reino Unido (25%) e Suécia (18%). Em contrapartida, os declínios mais acentuados deverão acontecer na Bulgária (-28%), Letônia (-26%), Lituânia (-24%), Romênia (-21%) e Polônia (-18%). O relatório ressalta ainda que em 2060, o Reino Unido terá a maior população da União Européia, com 77 milhões de habitantes. Já a população da Alemanha – atualmente o país mais populoso do bloco - deverá encolher de 82 para 70 milhões.

Idade
Além da redução no número de habitantes, a Eurostat prevê que a população da EU também ficará mais velha durante esse período. Segundo as projeções, até 2060 a proporção de idosos para adultos na idade produtiva irá aumentar de 25% para 53%. Isso significa que, para cada idoso com mais de 65 anos em 2060, terão dois adultos em idade produtiva – atualmente são 4 adultos para cada idoso. Segundo a Eurostat, essa tendência será observada em todos os países que compõe a União Européia.
BBC

Nenhum comentário: