sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Forte de Copacabana faz aniversário


Na Zona Sul do Rio, o Forte de Copacabana está completando 94 anos. A construção abriga hoje um centro cultural, onde visitantes podem conhecer um pouco dos principais chefes militares do país.

Histórico
Em 1763, a transferência da Capital do Brasil, para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, provocou a necessidade de serem reforçadas as defesas da Baía de Guanabara, através de Fortificações de Artilharia.Em 1908, foi iniciada a instalação do Forte na Ponta da Igrejinha, no promontório que separa as praias hoje conhecidas como Ipanema e Copacabana. Ocupando uma área de cerca de 114.000 m2, o Forte de Copacabana foi inaugurando em 28 de setembro de 1914, pelo então Presidente da República Marechal Hermes da Fonseca. Sua construção em forma de casamata foi um desafio à engenharia militar. As paredes externas voltadas para o mar, de 12m de espessura, acolhe os canhões alemães Krupp (305mm, 190mm e 75mm) assentados em cúpulas encoraçadas e giratórias. Vinda de laguna, Santa Catarina, a 6ª Bateria Independente de Artilharia de Posição, instalou-se no Forte de Copacabana iniciando a História da, á época, mais moderna praça de guerra da América Latina. O Forte de Copacabana foi palco do mais dramático acontecimento do Movimento Tenentista, que passou à História como a "Epopéia dos 18 do Forte", ocorrida em 05 de julho de 1922.


Atividades
Desde 1986, o Forte passou a ser sede do Museu Histórico do Exército, em suas atividades educacionais e culturais atende ao público de terça à domingo das 10:00h às 16:00h. Estão preservadas as primitivas instalações, com as galerias, os refeitórios, os lavatórios em estilo art-nouveau, paiol das munições, a câmara de tiro e as quatro cúpulas dos canhões de trajetória retilínea. Suas instalações compreendem, salões de exposições temporárias e outros para eventos sociais e educacionais. Estudantes de 1º e 2º graus das escolas da comunidade usufruem de uma área de lazer com quadra de esportes. Aos domingos e feriados o museu abre seus portões para passeio ciclístico. Em sua ação social atende a menores carentes do projeto Rio Criança Cidadã e oferece uma sala para o atendimento de Centro de Valorização da Vida. Integrando a tradição à vida civil e um pouco de história ao nosso cotidiano, brevemente serão inaugurados salões de exposições permanentes sobre o Exército Brasileiro na Colônia e no Império. Como projeção da Biblioteca do Exército, será inaugurado um amplo salão de leitura. O museu em suas atividades atende à estudantes, pesquisadores e estagiários, nas áreas de museologia, história e restauração.

Forte de Copacabana
Pça Coronel Eugênio Franco nº 01 Posto 6 - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ

Com informações do site oficial do Forte Copacabana

Nenhum comentário: