terça-feira, 30 de setembro de 2008

Obra de Machado de Assis é declarada patrimônio cultural carioca

No dia em que foi comemorado o centenário da morte de Machado de Assis, a Prefeitura do Rio declarou, nesta segunda-feira (29), a obra literária do escritor como Patrimônio Cultural Carioca. Imóveis que serviram de residência ao autor de obras como "Dom Casmurro" também foram tombados pelo governo municipal. O decreto foi publicado no Diário Oficial da capital. No início de setembro, a prefeitura já havia decido tombar como patrimônio histórico municipal um sobrado que serviu como residência para o escritor e a esposa Carolina Augusta de Novaes, em 1874, na Lapa, no Centro. A Academia Brasileira de Letras acreditava que o casarão havia sido demolido, mas pesquisadores descobriram que o antigo imóvel, que está depredado e com a fachada pichada, continua "vivo".

O outro imóvel tombado fica localizado no número 147 da Rua dos Andradas, também no Centro. A casa, que serviu de residência para Machado de Assis entre os anos de 1869 e 1871, encontra-se atualmente abandonada e apresenta precárias condições estruturais. De acordo com o decreto, os imóveis deverão preservar fachada e telhado originais para receber da prefeitura incentivos como a isenção de IPTU.

De acordo com a medida que declara toda a obra literária de Machado de Assis como patrimônio cultural carioca, a pesquisa sobre o trabalho do escritor se torna permanente.Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, e morreu em 29 de setembro de 1908. Ele fundou a Academia Brasileira de Letras, que presidiu por mais de dez anos.

Globo on line

Nenhum comentário: