quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Berlusconi: Investidor italiano não perderá um euro

ROMA - O premier da Itália, Silvio Berlusconi, disse hoje ao povo italiano que "deve absolutamente ficar sereno" diante da crise financeira mundial e garantiu que "nenhum banco italiano falirá" e que "nenhum investidor italiano perderá um euro" por conta das turbulências no mercado.
"Não creio que o colchão possa ser uma caixa forte melhor do que aquela do sistema bancário italiano", declarou o premier após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para discutir a crise mundial.
Berlusconi garantiu que "o sistema bancário italiano tem patrimônio suficiente, liquidez suficiente", mas que o Tesouro do país poderá intervir a favor de bancos em dificuldades, caso seja preciso.
Segundo o ministro da Economia da Itália, Giulio Tremonti, a hipótese de intervenção do Tesouro "é só preventiva e provavelmente não será necessária".
"Nós não estamos na mesma situação dos outros países", garantiu Berlusconi após entrar em contato nos últimos dias com o presidente norte-americano, George W. Bush, e líderes europeus. "A crise se desenvolveu nos Estados Unidos e sobretudo nos países do norte da Europa. A intervenção estatal realizada na Grã-Bretanha, na França e na Bélgica é muito diferente da nossa".
"Estou certo de que o mercado logo voltará a valorizar nossas empresas segundo sua capacidade lucrativa", disse o premier. "Não queremos que essa situação leve os bancos a se tornar excessivamente prudentes, fazendo faltar oxigênio às empresas", acrescentou. (ANSA)

Nenhum comentário: