sábado, 25 de outubro de 2008

Festival della Creatività: o Brasil como hóspede de honra

Um pavilhão inteiro dedicado a um país em grande expansão. Um país jovem e dinâmico. O exemplo da área industrial de Manaus, zona franca desde 1957, catalisador de investimentos internacionais. Em Florença, o engenho, a criatividade, a cultura do Brasil.

"Enquanto os americanos precisam apertar o cinto, os brasileiros estão conhecendo um boom de consumo sem precedentes", escreveu o New York Times, reconhecendo o extraordinário momento de crescimento que o Brasil está vivendo. Os números indicam que o crescimento to PIB este ano será de 4,6%, mas basta dar uma rápida olhada na vida frenética das cidades para entender que enquanto o panorama mundial está dominado pela recessão, aqui vive-se um boom econômico de verdade. "Todos os anos quase um milhão de brasileiros sai do estado de indigência graças à política social do governo", lembra freqüentemente o presidente Lula, pois se ainda é preciso enfrentar uma realidade difícil, certo é que a dinamicidade conferida à economia brasileira está fazendo com que o país decole. Segundo os analistas econômicos, o Brasil é, depois da China, o país com maior probabilidade de atrair investimentos estrangeiros nos próximos anos. Grandes recursos naturais, recuperação da credibilidade internacional e um controle rígido da inflação foram a receita do boom.

O Festival da Criatividade de Florença, com mais de 350.000 visitantes em 2007, chega a sua terceira edição (de 23 a 26 de outubro de 2008) com um rico menu de atividades. Visões, viagens, descobertas foi o título escolhido este ano para descrever um projeto que parte das celebrações dedicadas ao gênio de Galileu Galilei (no quarto centenário das suas descobertas celestes) e que pretende consolidar seu próprio formato e afirmar seu empenho sob o signo da mais inovativa experimentação.

Local: Firenze / Fortezza da Basso

Site do Festival

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário: