terça-feira, 21 de outubro de 2008

Futuro ainda é incerto para funcionários da Alitalia

"O futuro dos funcionários do grupo Alitalia e dos profissionais do transporte aéreo não parece ainda claro", afirmaram nesta segunda-feira em uma nota conjunta os secretários nacionais dos sindicatos Filt-Cgil, Fit-Cisl, UilTransporti e UglTransporti.

"A solução política determinada na mesa do Palácio Chigi (sede do governo, ndr) não é capaz de dar concretude se não for suportada por elementos estruturais indispensáveis para abrir caminho para a nova empresa (a CAI, ndr)", continuou a nota.

"Parece agora evidente que os atrasos e os álibis atrás dos quais se trincheira a empresa mostram a inadequação da mesma para enfrentar temas como a definição e escritura dos contratos de trabalho, a estrutura de gestão, relações industriais, start-up da atividade operativa", sustentaram os sindicatos.

No entanto, o encontro previsto para a tarde desta segunda-feira com o comissário extraordinário da Alitalia, Augusto Fantozzi, "deverá esclarecer o método e o mérito dos créditos que os trabalhadores reivindicam e sobre os quais não serão aceitos descontos de nenhum tipo", dizem os quatro sindicatos.

Quanto ao confronto com a CAI sobre o novo contrato de trabalho, "o sindicato Confederale exprime forte perplexidade com a proposta de mérito do contrato dos comandantes dirigentes".

Sobre relações industriais com a CAI, plano industrial, escolha de parceiro estrangeiro para uma aliança internacional, "o sindicato Confederale reivindica negociações verdadeiras e rápidas, porque apenas assim podem encontrar justificativa os sacrifícios de milhares de trabalhadores e o esforço econômico que o país se comprometeu em dar aos capitães corajosos".(ANSA)

Nenhum comentário: