sábado, 18 de outubro de 2008

Italianos saem à rua contra políticas econômicas

ROMA - Um protesto contra a política econômica do governo paralisou a Itália esta sexta-feira.

Três sindicatos dos transportes uniram-se numa jornada de greve dos transportes públicos para reclamar aumentos salariais e sobretudo para manifestar o descontentamento contra a lei que reforma o sistema educativo.

“Com os seus cortes indiscriminados nas universidade públicas de forma a transformarem o sistema publico em fundações privadas, estão a tentar bloquear-nos o futuro, o futuro da universidade e o futuro da investigação acadêmica”

O protesto foi particularmente sentido em Roma e Milão, encabeçados pelos professores, uma classe onde as reformas prevêem a supressão de 80 mil postos de trabalho.

“Eu acho que esta reforma não é boa e temos de lutar para que não passe. Esta greve é o primeiro passo para manifestarmos o nosso descontentamento”, diz uma manifestante.

A greve está a ser seguida noutros setores, como a saúde, a administração pública e mesmo nos aeroportos, onde ao longo do dia têm sido registradas inúmeras perturbações.

Os protestos contra as reformas da educação mobilizaram só por si cerca de 300 mil manifestantes. Em Roma o setor dos transportes terá registado uma adesão de 33%, números a confirmar ao final do dia.

Euronews
Foto: La Repubblica

Nenhum comentário: