segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Lula inicia agenda oficial na Itália


Lula na cerimônia oficial de chegada no Palácio Quirinale (Foto: Ricardo Stuckert/Presidência)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã desta segunda-feira (10) de uma cerimônia oficial de chegada à Itália no Palácio do Quirinale, em Roma. Lula foi recebido pelo presidente italiano, Giorgio Napolitano.

Lula está na Itália desde domingo (9), mas sua agenda oficial só começou nesta segunda. Ele encerra a visita à Itália na quinta-feira (14), quando será recebido em audiência pelo papa Bento XVI.

A visita de Lula à Itália está dentro de uma fase de reforço das relações bilaterais entre os dois países por causa, principalmente, do aumento das trocas comerciais nos primeiros meses de 2008 e o interesse dos empresários da Itália em intensificá-los. O presidente discutirá com autoridades italianas uma possível postura comum diante da reunião que o G20 realizará no próximo sábado, em Washington, para discutir a crise financeira global. A visão do Brasil diante da crise foi reiterada no sábado (9) por Lula, na inauguração de uma reunião ministerial do G20 em São Paulo. Segundo o presidente, as dimensões da crise pedem uma resposta global e coordenada, e uma reforma que "aumente a transparência, com novos mecanismos universais de revisão das políticas internas dos mercados financeiros". Após a audiência com o papa Bento XVI no Vaticano, na quinta, Lula segue diretamente para a capital dos Estados Unidos.

Agenda
Além da reunião com o presidente italiano, Giorgio Napolitano, Lula visita autoridades do Parlamento nesta segunda e, na terça (11), após comparecer a um seminário sobre economia e democracia, será recebido pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, para uma reunião de trabalho. O encontro deve tratar da crise financeira. Lula também deve assinar com Berlusconi acordos bilaterais nas áreas de defesa, infra-estrutura, tecnologia espacial, saúde e veterinária. Após o encontro com Berlusconi, Lula participará de uma reunião de empresários dos dois países e oferecerá, na sede da Embaixada do Brasil, um jantar em honra a Napolitano. Na quarta (12), visitará o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, e receberá personalidades da política, economia e cultura italianas na sede da Embaixada do Brasil. No dia seguinte, será recebido em audiência privada pelo papa Bento XVI no Vaticano, em sua primeira visita de Estado à Santa Sé. O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que será assinado um acordo bilateral com o Vaticano, relativo ao estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil, que ambos Estados discutem há mais de quatro anos.
Globo on line

Nenhum comentário: