segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Materazzi vence ação contra tablóide sobre bate-boca com Zidane


O jogador de futebol italiano Marco Materazzi venceu um processo contra o tablóide britânico Daily Mail, que alegou em 2006 que o italiano teria cometido abuso racial contra o francês Zinedine Zidane. Materazzi será indenizado pelo jornal britânico, mas a quantia não foi revelada. O jornal admitiu que estava errado ao relatar que Materazzi teria chamado Zidane de "filho de uma prostituta terrorista" na final da Copa do Mundo de 2006.No jogo que decidiu o Mundial, o craque francês foi expulso após dar uma cabeçada em Materazzi. A agressão teria sido uma reação a um insulto do italiano.Depois do incidente, a Itália se sagrou campeã ao vencer a França nos pênaltis. Materazzi fez o gol do empate em 1 a 1 no tempo normal e converteu um dos pênaltis para a seleção italiana na decisão.

Pedido de desculpas
Materazzi, que atualmente joga no Inter de Milão, não compareceu ao julgamento em Londres.A advogada do jogador, Jane Phillips, afirmou que, em julho de 2006, durante a cobertura da final da Copa do Mundo, o jornal publicou uma série de artigos, acompanhada de fotos (inclusive uma que mostrava a cabeçada de Zidane em Materazzi), com o título: "Revelado: o insulto que fez Zidane perder a cabeça".Segundo a advogada, os artigos declaravam, de forma errada, que Materazzi proferiu insultos racistas durante o jogo.De julho a dezembro de 2006, o Daily Mail, de propriedade do grupo Associated Newspapers, publicou artigos em sua página na internet que incluíam informações semelhantes.Phillips afirmou que o jornal admitiu que todas as alegações dos artigos eram completamente falsas.Jonathan Price, advogado da Associated Newspapers, declarou que a companhia pede desculpas pelo problema e pelo constrangimento causado e concorda em pagar ao jogador italiano uma indenização.Este é o segundo processo vencido por Materazzi em 2008. O jogador italiano também será indenizado e recebeu um pedido de desculpas de outro tablóide britânico, o Daily Star.

Insulto à irmã
Depois do incidente da cabeçada em julho de 2006, Materazzi foi suspenso por dois jogos pela Fifa.Zidane, capitão da seleção francesa na Copa de 2006 e que jogava sua última partida antes de abandonar a carreira, foi suspenso por três jogos e teve que pagar uma multa de 7,5 mil francos suíços (cerca de R$ 14,2 mil).Na época, Zidane alegou que Materazzi tinha ofendido sua mãe, mas nunca especificou o que o jogador italiano disse exatamente.Depois, Materazzi revelou que o alvo da ofensa foi a irmã, e não a mãe, de Zidane."Eu estava puxando a camisa dele e ele me disse: 'Se você quer tanto a minha camisa, eu entrego a você depois (do jogo)', e eu respondi que preferia a irmã dele", afirmou o jogador italiano.

BBC

Nenhum comentário: