sábado, 31 de janeiro de 2009

Lula admite que imigrantes ilegais no país poderão ter anistia do governo

Belém, O Globo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta sexta que o Brasil poderá anistiar imigrantes ilegais. Desde novembro do ano passado, o governo federal estuda um projeto elaborado para anistiar cerca de 50 mil estrangeiros que vivem ilegalmente no país.

- O Brasil pode dar o direito de as pessoas continuarem no Brasil. Esse é um país que tem lição a dar ao mundo sobre o tratamento de imigrantes. Diferentemente de alguns países europeus e outros países ricos, que acham que o problema do empobrecimento são os coitados dos imigrantes - disse o presidente Lula, logo depois de um encontro com representantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.


Presidente quer evitar migração desenvolvendo regiões pobres
Lula lembrou que, desde 1850, o Brasil recebe, "com respeito", imigrantes estrangeiros, diferentemente do que ocorreu em outros "países ricos europeus".

- Esse país aqui, desde 1850, e não vou nem falar dos portugueses que chegaram em 1500, recebe imigrante. Primeiro foram os alemães, depois os italianos, depois japoneses, espanhóis, chineses e coreanos. Todos que chegaram aqui foram tratados com respeito, diferentemente de alguns países ricos europeus - afirmou Lula, numa semana em que, mais uma vez, brasileiros foram deportados da Espanha, barrados no aeroporto de Barajas.

No último domingo, oito brasileiros foram impedidos de entrar na Espanha. Eles disseram que ficaram isolados por 12 horas, sem bagagens, numa sala pequena e sem ventilação do aeroporto de Madri. Para Lula, a saída está em estimular o desenvolvimento das regiões carentes para evitar que os pobres migrem, se transformando em "nômades".

Nenhum comentário: