segunda-feira, 30 de março de 2009

Documentos raros do Arquivo Histórico de Petrópolis são digitalizados


Um acordo de cooperação técnica entre o Arquivo Histórico de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo e o Arquivo Nacional da União Federal resultou na digitalização de parte do acervo histórico petropolitano, como fotografias, jornais e outros documentos. A iniciativa irá facilitar o acesso da população ao material. Os CDs, com obras digitalizadas, foram entregues aos funcionários do Arquivo Histórico na última semana . O material conta com diversas fotografias, entre elas, a última foto tirada pela Família Imperial, além de outras que retratam a "Petrópolis Histórica" do Século 19. Cerca de 60% dos jornais raros do acervo do Arquivo Histórico de Petrópolis também passaram pelo processo de digitalização como a coleção de O Paraíba (o mais antigo jornal de Petrópolis)edições que vai de 1857 à 1859.

Além dos jornais, os microfilmes foram transferidos para o Arquivo Nacional que possui estrutura para o devido armazenamento deste tipo de material, que tem durabilidade de aproximadamente 150 anos além de documentos raros administrativos da Prefeitura de Petrópolis.

O Arquivo Histórico de Petrópolis faz parte da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral nas instalações do Centro de Cultura Raul de Leoni, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305, Centro.

Redação do Ale'Italia com Jornal Tribuna de Petrópolis

Um comentário:

LeonardoXR disse...

É um importante passo rumo à restauração da identidade italiana na cidade, bem como do reconhecimento da importância da colonização italiana na formação da população. A disponibilização para pesquisa desse acervo revelará aos seus descendentes fatos desconhecidos mesmo aos mais antigos. Parabens pela iniciativa!

Leonardo Xavier Ramos