domingo, 29 de março de 2009

Lula diz que frase polêmica se referia à situação de imigrantes na Europa

O presidente Lula voltou, neste sábado, em uma viagem ao Chile, a falar sobre sua polêmica frase de que a crise financeira foi causada por "pessoas brancas de olhos azuis" . Numa reunião preparatória ao encontro do G-20 que ocorrerá na próxima quinta-feira, o presidente explicou que a frase se referia à situação dos imigrantes de países em desenvolvimento na Europa. Nesta mesma reunião estavam o premier britânico Gordon Brown e seu colega espanhol Jose Luis Rodriguez Zapatero.

Segundo ele, os trabalhadores da América Latina, do Leste Europeu, os indianos e os africanos serão os primeiros a perder o emprego e sentir o efeito da crise financeira, apesar de "não terem nada a ver com a crise".

- Eu estava falando inclusive da perseguição aos imigrantes nos países europeus - frisou.

Na quinta-feira, durante entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, o presidente disse que a crise foi "feita por ricos".


- Ela não foi gerada por nenhum negro, índio ou pobre. Essa crise foi feita por gente branca, de olhos azuis que antes da crise sabiam tudo e, agora, não sabem de nada - afirmou Lula.

As declarações de Lula tiveram destaque na imprensa internacional com repercussão negativa . Os jornais afirmaram que a frase causou constrangimento ao premier Gordon Brown.

O Globo

Nenhum comentário: