sexta-feira, 24 de abril de 2009

Encontro das Tradições Italianas começa no dia 8 de maio

Entrai, um dos mais importantes eventos comemorativos à imigração italiana, começa no próximo dia 8

A abertura oficial do 14º Encontro das Tradições Italianas (Entrai) acontece em 8 de maio, às 19h30min, na Praça da Imigração Italiana, em Nova Milano, 4º distrito de Farroupilha. O evento estende-se pelos dias 9, 10, 16 e 17 de maio, das 9h às 21h, com atrações que vão desde teatro, dança música, artesanato, produtos coloniais, jogos italianos, 4º Encontro de Carros Antigos e outras atrações.

A Praça da Imigração Italiana receberá estrutura coberta, tanto palco quanto área para gastronomia. Todas as apresentações artísticas que acontecem na praça são gratuitas.

Convite à governadora
O prefeito Ademir Baretta juntamente com o Secretário municipal de Educação, Cultura e Desportos, Bolivar Pasqual, a rainha e princesas do 14º Entrai, Joivana Silvestri, Camila Anselmi e Paula Ganzer, farão entrega de convite à governadora para a abertura oficial do evento. A visita ao Palácio Piratini está marcada para o próximo dia 23, às 15h.

Artesanato e Gastronomia no Encontro das Tradições Italianas
Cestaria, crochê, tricô, dressa serão alguns dos trabalhos expostos no evento que terá ainda participação da Casa da Criança Odete Zanfeliz e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha com produções artesanais. Serão cerca de 50 artesãos expondo e comercializando suas criações.

Quanto à gastronomia, serão 20 locais oferecendo culinária típica italiana e produtos coloniais para venda. O cardápio é desde sopa de agnoline, massas, pão, biscoito, compotas, doces, polenta, salame, queijo, pizza, café colonial. Nos dois domingos do Entrai – 10 e 17 de maio – haverá almoço típico italiano no salão paroquial de Nova Milano. Serão 10 casinhas na praça com venda de biscoitos, pão, geléias, vinho, suco de uva, licores, temperos, queijo, salame, cuca.

Pães estarão sendo assados na praça e também estarão sendo preparados fortaia, polenta, salame frito, massas e sopa.

Material de divulgação do Entrai
Gabriel Sebben, morador do Centro, Luiz João Verona, Antônio Bertuol e Luiz Felipe Verona, moradores de Monte Bérico, 2º distrito, são os personagens que pousam para o material de divulgação do Entrai. Lembrando as raízes, o legado do trabalho passado de geração a geração é a proposta do cartaz e folders do evento que mostram um pai que ergue seu filho pequeno nos braços e um avô que contempla a paisagem com seu neto.

A importância da família, das tradições, a construção e o desenvolvimento de Farroupilha, mostrando o passado e a construção do futuro, é a intenção do material publicitário, já que o Encontro das Tradições Italianas (Entrai) chama toda a comunidade para resgatar as raízes e reviver sua história.

Nenhum comentário: