terça-feira, 28 de abril de 2009

Entenda o que provoca a gripe suína, doença que pode virar pandemia


O surto da gripe suína se espalhou do México para mais quatro países. No Brasil, a Agência Nacional de vigilância Sanitária afirmou que não há notícia da chegada do vírus.

O infectologista Paulo Olzon explica que o vírus dessa gripe veio do porco, mas que não existe risco em comer a carne."O porco também tem a gripe", disse. "Ele tosse e essas secreções acabam contaminando as pessoas que cuidam dos porcos."

Entre os seres humanos, a transmissão ocorre principalmente pelo ar. Quando um doente tosse ou espirra, o vírus entra no organismo de outra pessoa pela respiração. Os sintomas aparecem depois de três ou quatro dias: febre acima de 39 graus, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, tosse e coriza.

Parece uma gripe forte, mas é muito mais perigosa. Em dez dias, provoca uma pneumonia grave, que pode matar.

Não existe vacina nem remédio de eficácia comprovada contra a gripe suína. O tratamento tem de ser feito em hospitais.

Existem algumas drogas, como o Tamiflu, como alternativa de tratamento, mas não há confirmação cabal de que ele funcione.A melhor prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas ou que venham de regiões com casos confirmados. "Uma pessoa que teve contato com o vírus no período, um pouco antes do sintomas ela já transmite a doença", diz Olzon. "Então nós devemos (...) seguir essas pessoas por um período, até ter certeza que eles não vão apresentar a gripe porque, uma vez que apresentar a gripe, já contaminaram várias pessoas."

Com informações do Globo on line

Um comentário:

Anônimo disse...

Existem comentários entre os mexicanos que a gripe suína começou porque um funcionário (com AIDS) onde havia uma criação de porcos; tinha a mania de transar com porcas, e poucos meses depois algumas porcas e outros porcos começaram a morrer.
Existe verdade nesses comentários????